Sol, mar e calor são uma combinação de três fatores que resultam num dia de descanso perfeito. Contudo, nos que se seguem, é provável que fiquemos com a sensação de que o cabelo está danificado. Isto acontece graças ao facto de, no verão, os nossos fios estarem expostos a mais agressões.
A água do mar contém sal, a da piscina tem cloro e, em excesso, estas substâncias podem alterar a cutícula (camada mais externa do fio de cabelo, diga-se). Esta fica enfraquecida, mais fina e quebradiça, algo para o qual a ação da exposição solar em excesso também contribui. O resultado? Um cabelo sem vida e a pedir socorro, muito resumidamente.
Mas porque ninguém quer lidar com a ausência de suavidade e brilho nos fios, há que ter cuidados redobrados nesta altura do ano. Além de evitar usar ferramentas de styling, como modeladores e pranchas, ter sempre um protetor térmico à mão e apostar as fichas todas em máscaras hidratantes, o primeiro passo da lavagem também deve ter sido em conta.
Falamos do champô, que pode ser adaptado a esta altura do ano. Isto porque, no mercado, existem opções que foram formuladas para ajudar a reverter os danos da exposição solar, da água salgada e do cloro – e esta é uma informação que consta nas embalagens, pelo que não deverá ser difícil de perceber quais são.
Para que não tenha de andar à procura que nem um louco, selecionámos seis opções para si. Do champô nutri-reparador Solaire, da René Furterer, formulado com cera de jojoba e um cheirinho a praia divinal, responsável por dar um brilho sem igual ao cabelo, ao Invigo Sun, da Wella, que deixa os fios tão suaves que quase dispensa o uso de condicionador, espreite as nossas sugestões.