
Sol, mar e calor são a tríade que compõe um dia perfeito de verão. Contudo, depois de umas boas horas de descanso à beira-mar ou na piscina, é quase certo que o cabelo nos vai fazer lembrar de que nem tudo foi relaxante. É que os mergulhos no mar e na piscina, de mãos dadas com o sol que apanhamos, fazem com que os fios estejam sob ataque constante.
Em termos práticos, durante o verão, a queratina que temos nos nossos fios, que possuem 95% deste componente, fica gasta devido às agressões externas. O resultado é uma aparência mais descuidada, já que o cabelo parece mais baço, seco e desidratado (e, sim, isto aplica-se a qualquer tipo de cabelo).
Mas porque ninguém quer lidar com a ausência de suavidade e brilho nos fios, há que ter cuidados redobrados nesta altura do ano. Além de evitar usar ferramentas de styling, como modeladores e pranchas, e pentear o cabelo com pentes com dentes largos, evitando a quebra, aquilo que usamos para fazer a lavagem, como champôs e condicionadores, também deve ter sido em conta.
Felizmente, no mercado existem opções que foram formuladas para ajudar a reverter os danos da exposição solar, da água salgada e do cloro. E esta é uma informação que consta nas embalagens, pelo que não deverá ser difícil de perceber quais são. Para que não tenha de andar à procura, fizemos-lhe a papinha toda e selecionámos algumas opções para si.
Da linha Phyto Plage, que limpa e devolve a hidratação os fios após a exposição solar, à Kérastase Soleil, que neutraliza os danos do sal, cloro e sol enquanto devolve brilho e suavidade, passando por outras marcas, como Nuxe ou Wella, por exemplo, espreite os produtos que vai querer ter em carteira este verão.