A 16 de janeiro celebra-se o dia Internacional da Comida Picante, precisamente dez dias antes do dia da Gula, assinalado a 26 de janeiro. Em vez de esperar, juntámos os dois para que possa celebrar o dia do picante com uma sobremesa que é de fazer as papilas gustativas saltitar.
Uma vez que a data refere-se a toda a comida picante, para o prato principal pode escolher um dos restaurantes da categoria “picante” da Bolt Food, como o Gandhi Palace, no Bairro Alto, de modo a não ter trabalho a cozinhar. No entanto, se quer aventurar-se e experimentar novos sabores, há uma forma de adicionar picante sem ter de arranjar malaguetas: só tem de dar um toque de fogo no tacho ao lume com, por exemplo, o piri-piri extra-forte Sacada da Paladin disponível na Bolt Market.
Depois destes pratos, resta escolher uma sobremesa para encerrar a refeição com a boca a fumegar e ao mesmo tempo a salivar por mais um pedaço de mousse ou de brownie.
Qual é que vai fazer para apimentar o domingo (de doces, claro)?
Mousse picante
Ingredientes:
— 200 gramas de chocolate negro 70% de cacau
— 100 ml de natas (1/2 pacote)
— 2 gemas de ovo
— 4 claras
— 30 gramas de açúcar fino
— Pimenta rosa
— Pimenta cayenne (1/2 colher de café)
Modo de preparação:
Comece por partir os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras com um pouco de sal e a meio deite o açúcar. Enquanto isso ponha o chocolate a derreter em banho maria e junte um pouco de pimenta. Leve as natas a ferver ao lume e envolva com o chocolate derretido e as gemas. Aproveite para bater as claras em castelo e acrescente ao preparado com a vara de arames. Sirva em copinhos, polvilhados com pimenta rosa.
Esta receita é da cozinheira Cátia Goarmon, do 24 Kitchen.
Pêra picante com gelado de canela
Ingredientes:
— 4 pêras william
— 500 ml de gelado de nata
— 2 colheres (sopa) de canela em pó
— Mel a gosto
— 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
— ½ colher (sopa) de pimenta rosa em grão
— Pimenta branca em grão a gosto
Modo de preparação:
Deixe o gelado fora do congelador durante 20 minutos para amolecer. Numa tigela, coloque o gelado e a canela em pó e misture bem. Cubra a tigela com película aderente e leve ao congelador.
Descasque as pêras e corte em fatias finas. Pincele as fatias com mel. Aqueça uma frigideira em lume médio e coloque manteiga. De seguida, as fatias de pêra e deixe dourar apenas de um lado durante dois minutos. Desligue o lume, acrescente a pimenta rosa e a pimenta branca.
No prato, disponha algumas fatias de pêra e uma bola do gelado de canela. Regue com o molho picante que ficou na frigideira.
Esta receita é da página "Panelinha".
Brownies picantes de canela
Ingredientes:
— 142 gramas de chocolate preto (com pelo menos 72% de cacau) finamente picado
— 10 colheres de sopa (uma embalagem mais duas colheres de sopa) de manteiga, mais alguma para a untar a forma
— 2 colheres de sopa de malaguetas chili guajillo ou aleppo moídas
— 1 colher de chá de canela em pó
— 1 colher de chá de sal
— 1 + 3/4 cups (cerca de 224 gramas) de açúcar
— 3 ovos
— 1 cup (cerca de 128 gramas) de farinha
Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa panela pequena em fogo baixo (ou em banho maria), derreta o chocolate e a manteiga com a malagueta, a canela e o sal, mexendo de vez em quando. Reserve para arrefecer. Forre uma forma metálica com papel manteiga ou de alumínio. Use o suficiente para forrar as laterais. Se usar papel alumínio, unte levemente com manteiga.
Numa taça, junte o chocolate derretido e misture com o açúcar. Quando envolvidos, junte ovos. Volte a misturar tudo suavemente e depois adicione a farinha. Transfira o preparado para a forma. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos até os brownies estarem firmes e quando ao espetar um palito este sair limpo.
Usando o papel manteiga ou de alumínio, remova os brownies da forma e deixe-os arrefecer completamente. Corte depois em nove quadrados grandes ou 25 pequenos e sirva.
Esta receita é do site "Serious Eats".