Temos boas notícias para os amantes de queijo. A iniciativa nacional À Roda do Queijo de São Jorge DOP começa já no próximo dia 20 de janeiro, Dia Mundial do Queijo, e dura até ao dia 29 deste mês.
Durante 10 dias pode provar os pratos originais feitos por 20 chefs de Portugal continental e ilhas em que o Queijo de São Jorge, de origem protegida, será a estrela da casa, bem como tábuas de queijo, com este no seu estado original. Os chefs vão trabalhar as diferentes curas – 7, 12, e 24 meses – nestes pratos criados especialmente para esta iniciativa.
Se for da zona de Lisboa, pode provar estas maravilhas nos restaurantes FOGO, Oitto, Prado, Pica-Pau, Solar dos Presuntos e Tasca da Esquina. No Porto, pode ir aos restaurantes Almeja, Apego e Oficina. Já no Ribatejo, os restaurantes Ó Balcão e, no Alentejo, a Gadanha Mercearia e o Restaurante Palma do Torre Palma Wine Hotel também estão incluídos.
Para quem for das ilhas, na Madeira, têm como restaurantes parceiros o Kampo e Já Fui Jaquet e, nos Açores, os restaurantes Sabores Sopranos e São Jorge (na ilha de São Jorge), O Petisca (na ilha do Pico), Magma e Taberna Saca-Rolhas (em São Miguel), Q.B. (na Terceira) e Cantina da Praça (no Faial).
“Esta iniciativa procura divulgar e consolidar o valor deste produto de excelência, reconhecido internacionalmente, em parceria com o trabalho essencial dos chefs e equipas que trabalham o Queijo São Jorge DOP, e com o consumidor final, que poderá provar diferentes curas e pratos criados especialmente para esta ação”, explica Pedro Tavares, presidente da LactAçores.
O Queijo São Jorge DOP, que é reconhecido a nível nacional e internacional, é um produto exclusivo da ilha de São Jorge, nos Açores, tendo nascido há mais de 500 anos. É produzido na Uniqueijo e comercializado pela LactAçores. A elevada qualidade deste queijo é assegurada pela Confraria do Queijo São Jorge.