Criada por três amigas, esta marca de refeições caseiras ultracongeladas de base vegetal tem como objetivo tornar as refeições mais práticas (mas não menos saudáveis e saborosas).

Daniela Couto, Raquel Pedrosa e Flávia Alves vêm de áreas bastante diferentes, mas a paixão pela cozinha, por uma alimentação vegetariana e pela proteção do meio ambiente fê-las, em 2019, criar um espaço com workshops e showcooking de comida vegetariana. Contudo, a pandemia veio para lhes trocar as voltas e, tal como grande parte das pessoas, foram obrigadas a reinventar-se.

Quer ser vegetariano? Experimente durante 15 dias com esta app (e pode comer mac and cheese)
Quer ser vegetariano? Experimente durante 15 dias com esta app (e pode comer mac and cheese)
Ver artigo

A IBAU! surge de uma lacuna que as criadoras acharam que havia no mercado, relacionada com a falta de produtos de base vegetal caseira e ultracongelada acessível a todos. "É uma resposta para aqueles dias em que não nos apetece nada cozinhar e sentimos que não temos tempo. Assim, já há esta hipótese de base vegetal", explica Raquel à MAGG.

As receitas foram criadas pelas três amigas, que ajudam também na parte da produção, embalamento e transporte até o produto chegar ao consumidor final. Por se tratar de uma refeição congelada, Daniela explica que, para já, as encomendas através do site só podem ser entregues na zona da grande Lisboa, mas de norte a sul do País há já vários espaços que vendem as opções da IBAU!.

"Visto que é um produto congelado é impossível chegar a todo o lado, mas estamos a trabalhar para isso e para não ficarmos só na zona de Lisboa", frisa Daniela.

"A nossa ideia é chegar a todos (até aos que não têm uma limitação só de base vegetal). Há cada vez mais uma consciência nesse sentido e pessoas que tentam procurar essas opções e a reduzir os produtos de origem animal. Somos uma resposta fácil sem ter de pensar muito pois muita vezes o que acontece é que as querem, mas não sabem o que confecionar nem como confecionar — e nós aqui somos uma opção simples e rápida", continua Raquel.

Arroz de lentilhas, rissóis de cogumelos, gratinado do mar ou lascada à Portuguesa são algumas das opções da ementa que estão disponíveis no site pelo custo de 4,99€.

Dado o feedback positivo que dizem estar a receber, as três amigas encontram-se já a pensar em novas receitas para alargar o leque de opções. Para a confeção, usam ingredientes de produtores já que o foco da IBAU! é a sustentabilidade, em todas as suas vertentes, e contam ainda com a ajuda de uma nutricionista.

"Queremos muito entregar refeições de qualidade e nutricionalmente equilibradas aos nossos consumidores", remata Raquel.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.