O Bairro do Avillez vai ter um pop-up que agradará aos amantes da cozinha peruana. Em conjunto com o chef Diego Muñoz, José Avillez apresenta a "Cantina Peruana", que funcionará de 19 de novembro a 21 de dezembro.
Os dois chefs conheceram-se em 2007 na cozinha do El Bulli. Dez anos depois, abriram juntos a Cantina Peruana no primeiro piso do Bairro do Avillez. No ano seguinte, o conceito mudou-se para a Rua de São Paulo, mas, em 2020, fechou portas devido à pandemia da Covid-19. Agora, regressa em formato de pop-up ao Bairro do Avillez.
Além da cozinha peruana, traz consigo as suas influências, nomeadamente andina, espanhola, africana, japonesa e chinesa. O objetivo é todos serem transportados para as tabernas tradicionais do Peru, com o menu fixo "Viaje por lo Largo y Ancho del Perú", que tem o valor de 55€ por pessoa.
O menu, sempre servido ao jantar, inicia com o cocktail clássico Pisco Sour (com pisco, lima, clara de ovo e bitters de angostura). Depois, dão a escolher dois ceviches e tiraditos: ceviche clássico (com peixe branco, polvo, leite de tigre natural, camote e choclo peruano), ceviche cremoso de mariscos y palta (com gambas, vieiras e navajas em leite de tigre cremoso) ou tiradito nikkei (com atum laminado, leite de tigre Nikkei, rábano branco e sésamo).
A cozinha quente traz outras três opções, das quais deve eleger duas: o anticucho de cerdo ibérico (um pescoço de porco grelhado com anticuchera Nikkei e papas crocantes), a papa rellena de cola de buey (um puré de batata crocante recheado com rabo de boi com huancaína de rocoto) ou o chicharrón de gamba en tempura (camarões crocantes com molho tártaro e chalaca).
Segue-se um arroz frito com char siu, tortilla vaga de gambitas, rábano e gengibre e, para terminar, uma mousse de chocolate ao estilo peruano, com maní, biscocho e teja crocante. As reservas podem ser feitas online ou por telefone (+351 215 830 290).