Os melhores nomes e os melhores vinhos vão estar num evento que acontece poucos dias após o fim da Web Summit, a 4 de novembro. A 22ª edição do Encontro com Vinhos será assim como uma espécie de Wine Summit, que decorre de 6 a 8 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, e junta nomes reconhecidos no universo dos vinhos, quer por estarem envolvidos na produção, quer na escolha dos néctares nacionais e internacionais que devem harmonizar cada prato.

O painel deste encontro conta com o “Melhor Sommelier da Europa”, em 2010, e também “Melhor Sommelier do Mundo”, em 2013, o italiano Paolo Basso, que vai participar numa masterclass de Alvarinhos de colheitas antigas e na sessão especial “O Desafio de Lisboa”, a 6 de novembro às 19h. Este momento será um verdadeiro desafio para os apreciadores de vinho, que terão de ter todos os sentidos apurados para adivinhar à cegas quais são os portugueses, os de nacionalidade francesa, italiana ou espanhola que têm à frente.

Visitas a quintas de vinho do Porto e piqueniques. Conheça o novo programa do Vintage House
Visitas a quintas de vinho do Porto e piqueniques. Conheça o novo programa do Vintage House
Ver artigo

No entanto, se não é bom entendedor e apenas bom apreciador de vinho, há uma amplo leque de momentos para ficar a conhecer mais sobre os vinhos que andam nas bocas do mundo e que pode também levar à sua após as masterclasses (com presença de Emmanuel Giboulot, pioneiro da agricultura biodinâmica em Borgonha, França) e conversas informativas que estão planeadas. Isto porque no Encontro com Vinhos haverá também sessões taste drive, com produtores portugueses e internacionais que vão apresentar os vinhos mais icónicos das suas marcas, bem como as novidades.

Aqui não vão ser apresentadas ideias de génio, como a sanita portuguesa que faz análises à urina e poupa água apresentada na Web Summit, mas terá a oportunidade única de conhecer em primeira mão alguns dos vinhos que vão marcar momentos à mesa daqui para a frente.

Algumas das referências que se destacarem nesta Wine Summit vão ainda ficar disponíveis no programa TAP Wine Experience, que anualmente serve 1,2 milhões de garrafas de vinho português a bordo — é ou não um bom pretexto para marcar a próxima viagem?

O evento promovido pela Revista de Vinhos decorre no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, e começa já no sábado, 6 de novembro, entre as 15h e as 21h. No domingo, 7, vai das 15h às 20h, e o último dia, 8, está reservado para sommeliers portugueses das 11h às 19h.

A entrada no Encontro com Vinhos custa 10€ por pessoa até à véspera do evento, passando depois a 15€. Pode comprar os bilhetes online.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.