Ainda não estamos em dezembro, temos o Natal pela frente, mas quase que apostamos que já tem o telemóvel a apitar com planos e planos para a Passagem de Ano. E se é daqueles que gosta de planear tudo com antecedência e dá primazia a uma noite mais calma, com boa comida, e nem tanto a festas rijas ou concertos ao ar livre, um jantar num dos melhores restaurantes de sushi da capital pode ser o plano perfeito.
O Soão, restaurante asiático do grupo Sea Me, acaba de divulgar as propostas para o Ano Novo, e assumimos que já estamos a salivar com tanta coisa boa. É também uma boa oportunidade para provar as criações co chef executivo Carlos Santos, que assumiu os comandos do espaço depois da saída do chef João Francisco Duarte (que se prepara para abrir um novo restaurante em breve, o Kureiji Izakaya).
O menu escolhido para deslumbrar os clientes nesta noite chama-se Fortuna e Boa Sorte, algo que nos parece um excelente augúrio para 2025. Esta é uma proposta que conta com sete momentos, e abre com um cocktail com gin roku, campari, baunilha, morango, sumo de limão e clara de ovo, bem como com um snack de cabeça de camarão crocante, asian chips e camarão sambal kadaif.
De seguida, prepare-se para atacar o usuzukuri de lírio com molho soja yuzu e ostra com ikura e ponzo, seguido de uma trilogia de dim sum, de carabineiro, lavagante e legumes, e também de uma outra de niguiris, composto por toro com kizami wasabi, vieira braseada com puré de alho assado e carabineiro com shiso.
O menu de Passagem de Ano continua com outros dois momentos, primeiro o bao de lagosta, e a seguir o massaman com magret de pato. Termine em bom numa nota doce com o cheesecake japonês com calda de figo e alperce.
No que diz respeito a bebidas, está incluído neste menu o vinho Soão por Lobo Vasconcelos, do Alentejo, bem como água, cerveja e refrigerantes.
O menu Fortuna e Boa Sorte custa 95€ por pessoa.
No entanto, não é só no dia da Passagem de Ano que o Soão aposta em surpresas. Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, o restaurante está aberto até às 16 horas para almoços e oferece uma flute de champanhe a todos os clientes para celebrar a data natalícia. O Soão reabre a 26 de dezembro.
Já no dia 1 de janeiro, o espaço está aberto durante todo o dia em horário contínuo, e também com a oferta de uma flute de champanhe para todos os clientes.