"Dar um bacalhau" é uma das formas mais portuguesas de cumprimentar alguém. Com um aperto de mão forte, divertido e informal, este gesto é bastante comum pelo País e indica proximidade, à vontade e até hospitalidade.
Em dezembro, este simples género de "passou-bem" vai do figurativo para o literal na campanha com duplo sentido de Natal da Auchan, que, depois de criar toda uma Aldeia de Natal (que tivemos a sorte de visitar), está a dar bacalhaus. Sim, leu bem.
Com a expansão da marca e a chegada a novas localidades em Portugal, é tempo de se dar a conhecer, de se apresentar e de conquistar o lugar na casa (e no coração) de mais portugueses, numa altura em que paira no ar o espírito natalício. E é com "um bacalhau", um gesto de boas-vindas e partilha, com sabor a tradição portuguesa, que a Auchan o faz.
"Na campanha deste Natal, o conceito é 'Dá Cá um Bacalhau', e o que está por detrás é a questão da proximidade. Chegámos a muitas terras novas, bairros, a localizações onde nunca tínhamos estado, conhecemos muitos portugueses novos, e portanto queremos cumprimentar bem, apresentar a marca a estas famílias, e havia várias formas de cumprimentar, mas, como estamos no Natal e a expressão "dar um bacalhau" é muito portuguesa, foi na mouche. Queremos prolongar as relações que já temos com bastantes famílias portuguesas, dar as boas-vindas e apresentarmo-nos a quem ainda não conhecíamos. Um conceito super simples, eficaz e muito humano", explica a responsável pela marca, Margarida Monteiro.
Para a ocasião, a marca juntou-se a Ana Bacalhau para o lançamento da música "Dá Cá um Bacalhau", onde a aclamada artista portuguesa canta: "Dá cá um bacalhau. No aperto de uma mão, na cozinha nacional, é amigo, enche a barriga nesta ceia de Natal".
O lançamento da música original vem dar o arranque desta iniciativa, que nasce da parceria com a cantora cuja ligação cultural aos portugueses fazem dela a aliada perfeita. A proposta? Tornar-se o hino emocional deste Natal Auchan.
Mas as celebrações não ficam por aqui. "Vamos literalmente dar um bacalhau, o que pretende animar comercialmente as nossas lojas e chegar a todos os portugueses. O cliente compra um bacalhau e recebe o valor do bacalhau em cartão", revela Margarida Monteiro. Esta oferta aconteceu a 6 e 7 de dezembro e volta a decorrer este fim de semana (13 e 14).
É válida para todos os clientes do Clube Auchan: quem adquirir, ao longo destes dias, postas ou lombos de bacalhau congelado nas lojas Auchan verá o valor da sua compra devolvido em saldo para usar numa próxima visita, e que fará a diferença na mesa da Consoada de tantos portugueses.
O gesto de "dar um bacalhau" por parte da Auchan surge tanto como um cumprimento afetuoso e familiar como a oferta de um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia nacional. É um símbolo de encontro, acolhimento e afeto, que contribui para um Natal vivido com a essência da cultura portuguesa.