A um mês do Natal, fomos convidados a visitar a Aldeia de Natal Auchan. Graças a esta iniciativa, pudemos embarcar numa experiência imersiva que nos fez sentir como se fôssemos novamente crianças. Foi com o mesmo brilho nos olhos de quem mal pode esperar pela chegada do Pai Natal que percorremos as ruas e casas desta aldeia.

A viagem, para a qual tivemos direito a um passaporte (que seria preenchido com carimbos à medida que visitávamos os diferentes espaços), começou na receção, onde recebemos alguma contextualização e onde ficámos a conhecer parte da oferta Auchan para as festividades, quase como uma mini mercearia.

A partir daqui, fizemos sete paragens e terminámos num mercadinho de Natal, com direito a carrossel, banquinhas com comida e bebida (como crepes, chocolate quente, caldo verde e pão com chouriço), zona para descansarmos, mantas e um palco que receberia um coro da terceira idade e também Ana Bacalhau.

"Gostamos muito de apresentar as nossas coleções de Natal, porque temos uma oferta muito alargada, e conseguimos casar este momento de oferta e experiência. Queremos prolongar as relações que já temos com bastantes famílias portuguesas, dar as boas-vindas e apresentarmo-nos a quem ainda não conhecíamos", explica Margarida Monteiro, sobre esta campanha 360, que até inclui cinema, e que aposta num "conceito super simples, eficaz e muito humano".

"Em algumas das casas, quisemos mostrar a nossa oferta mais forte de Natal e que inspira mais as pessoas, como a decoração e os brinquedos", exemplifica Margarida Monteiro. Nada como ficarmos a conhecê-la na primeira pessoa. Veja como correu:

1.ª paragem — Casa da Ceia de Natal

Pense numa mesa farta, bem decorada e apetitosa, que qualquer família apreciaria. Foi com isso mesmo que demos de caras ao entrar na Casa da Ceia de Natal, repleta de propostas de petiscos ideais para dar início às comemorações desta época do ano. Das tábuas de queijos e enchidos ao bolo-rei, ficámos com vontade de a replicar.

2.ª paragem — Casa da Avó Aurora

A avó Aurora é nada mais nada menos que a mãe do Pai Natal. Abriu-nos a porta da sua casa e, durante a visita guiada, mostrou-nos as fotografias emolduradas do filho (quando ainda não era barrigudo), contou-nos como Nicolau conheceu a rena Rodolfo na "Universidade das Prendas", onde tiraram o curso de "Gestão de Entregas Rápidas" e serviu-nos um bolinho caseiro (nuvem de coco). Depois, voltou às lides, nomeadamente a engomar a farda vermelha do filho.

3.ª paragem — Casa dos Brinquedos

É assim que imaginamos ser a oficina dos elfos. Entre peluches, puzzles, pinturas e cartas para o Pai Natal, a Casa dos Brinquedos faz qualquer criança delirar. Ainda nos lembramos de fazermos círculos nos catálogos, à volta dos presentes que queríamos receber. Aqui, os mais pequenos precisavam apenas de apontar, já que grande parte dos brinquedos à venda na Auchan estavam ali expostos.

4.ª paragem — Casa do Forno Quente

Como quem diz "a casa das bolachinhas". Ao entrar porta adentro, todos são convidados a usarem um chapéu digno de um chef Auchan e a colocarem — literalmente — as mãos na massa. Das formas natalícias às cores (e sem esquecer a farinha), são aqui dados autênticos workshops de bolachas (que podemos aperfeiçoar até à véspera de Natal).

5.ª paragem — Casa do Bacalhau

Assim que entramos, somos logo atingidos pelo cheiro deste peixe, que passamos a conhecer melhor graças à Auchan. Aqui, falaram-nos da ligação do bacalhau aos portugueses desde o século XV, ensinaram-nos o processo de salgá-lo, algumas receitas e também como se dá um bacalhau da maneira correta.

6.ª paragem — Casa Actuel

A Casa Actuel podia muito bem ser a residência do Pai Natal, já que está mobilada a rigor. Com diversas propostas da marca de decoração da Auchan, serve de inspiração para quem ainda não deixou o Natal entrar em sua casa este ano. Há loiças, roupa de cama e muito outros elementos que também encontramos à venda nas lojas da marca.

7.ª paragem — Casa Adega de Natal

Depois de fazer bolachinhas e de brincar até à exaustão, os crescidos também merecem um copo de vinho (e mais petiscos). A Casa Adega de Natal é o sítio perfeito para esse momento de descontração, onde são dados a provar alguns rótulos (de garrafeiras como Adega Mayor e Quinta da Pacheca), que poderão conquistar o seu lugar na mesa da Consoada.

Foram várias as figuras públicas a passear pela Aldeia de Natal Auchan, como João Montez e Inês Gutierrez, Ricardo Pereira, Mia Fernandes e Bruna Magalhães (autoras do podcast "Más Influências"), Rodrigo Gomes, Helena Costa, Iva Lamarão e Irma. Muitas aproveitaram para trazer os filhos, como foi o caso de Catarina Raminhos, Vanessa Oliveira e Miguel Costa, ou os netos, como Carla Andrino e o maestro Mário Rui Teixeira.

Além das figuras públicas e dos convidados, também contaram com público interno, clientes, escolas e lares. "Queríamos muito que fosse um evento para fora, para a comunidade", disse a diretora da marca à MAGG.

A Auchan quer estar mais próxima dos portugueses. De forma a reforçar a proximidade, este ano, a marca vai estar a "dar um bacalhau" de Norte a Sul do País. Em breve, vamos explicar-lhe melhor o que quer isto dizer. Fique atento.