Copenhaga é fria nos dias de inverno. A cidade, conhecida pelo minimalismo escandinavo e pelo seu street style cool e descomplicado, acordou com uma lufada de ar quente vinda do sul da Europa. Não, não falamos de nenhum fenómeno meteorológico, mas da grupeta das portuguese girlies, que chegaram à Semana da Moda da capital dinamarquesa, que decorre até sexta-feira, 31 de janeiro, com carisma para dar e vender.
Entre desfiles, jantares e visitas a showrooms, com o objetivo de conhecerem as coleções mais cool de marcas como Stine Goya, Baum und Pferdgarten, Munthe ou Rabens Saloner, por exemplo, Vicky Montanari, Mafalda Patrício, Caetana Botelho Afonso, Inês Isaías, Elisa Boto, Raquel Costa Gomes e Concha de Lima Mayer deram tudo (e mais houvesse).
Vestidas de referências vintage, apontamentos que gritam luxo e uma irreverência impossível de ensaiar, mostraram que a moda portuguesa tem sotaque próprio. E, claro está, contam sempre com aquele um mix de confiança despreocupada e um olho clínico para a estética eclética – que as torna impossíveis de ignorar, desde que a tendência que lhes dá nome foi popularizada no TikTok.
A tendência "portuguese girlie" ganhou força na rede social, no fim de 2023, especialmente após um vídeo viral de Vicky Montanari, que já conta com milhões e milhões de visualizações. No vídeo, a influenciadora apresenta um estilo que é tudo menos minimalista, optando por combinações mais coloridas e alegres, que parecem não funcionar numa primeira instância, mas acabam sempre por resultar.
Foi precisamente essa estética que a grupeta – na qual falta Rita Montezuma, que está de férias em Bali, na Indonésia – que o grupo levou até Copenhaga. Dos looks mais pomposos, em que vestidos e saias são os protagonistas, aos mais descontraídos, com casacos, camisas e até jerseys de sonho, mostramos-lhe o que as portuguese girlies têm andado a tramar em terras dinamarquesas.