Pela segunda vez em apenas uma semana, surgem novos detalhes de como será edição de “Big Brother”. Depois de o programa não ter estreado no final de março, e de não haver indicações de quando voltaria à grelha da TVI, começam agora a surgir novidades em relação à data de estreia e à adaptação do formato aos tempos de pandemia.
Depois de ter adiado a estreia do programa no final de Março, a TVI vai finalmente arrancar com o novo "Big Brother" ainda no decorrer do mês de abril, conforme avançou a "TV Mais" na sua edição de quarta-feira. No entanto, e devido ao estado de emergência e às medidas de distanciamento social que vigora no País, o programa vai ter um formato diferente, que na verdade são dois formatos. Numa primeira fase, que correrá sempre até 2 de maio, dia em que deverá terminar o estado de emergência, os concorrentes não estarão dentro da famosa casa, mas, sim, isolados, conforme adiantou a "TV 7 Dias". Durante este período, nunca inferior a uma semana, mas que poderá prolongar-se por duas, os concorrentes vão conhecer-se e interagir uns com os outros à distância, por meio de câmaras, e irão falar uns com os outros. Com base nessa informação, irão começar a criar relações e a obter informações, que usarão, depois, para poderem nomear e expulsar os outros concorrentes, sabe a MAGG.
Outra novidade tem que ver com a segurança dos próprios participantes. Embora estejam isolados, a cumprir uma espécie de quarentena, os concorrentes serão sempre sujeitos a dois testes à COVID-19, um antes de entrarem na casa, e outro depois, quando já estiverem junto dos outros participantes, para que se consiga um duplo negativo.
Embora os concorrentes só devam entrar na casa ao fim de duas semanas, o interior da mesma será mostrado antes. Cláudio Ramos, a cara principal do formato, deverá visitar a casa várias vezes e fazer diretos e gravações nas várias divisões da vivenda onde os concorrentes irão viver durante pelo menos três meses.
À semelhança de outros anos, o "Big Brother 2020" terá uma gala aos domingos, onde estarão presentes Cláudio Ramos e a comentadora oficial do programa, Ana Garcia Martins, a conhecida humorista e autora das plataformas A Pipoca Mais Doce. Durante a semana, haverá um programa às 19 horas e outro já perto da meia-noite, uma solução que já existia nas anteriores edições, mas que agora terão a apresentação de Maria Botelho Moniz e Mafalda Castro. À terça-feira haverá nomeações e aos domingos uma expulsão.