O bom tempo veio para ficar, bem como a vontade de sair de casa e ir desfrutar dos dias de sol à beira-mar. Apesar de serem cada vez mais as praias que têm estabelecimentos de restauração por perto, a verdade é que todos gostamos de estender a toalha no  areal e só a levantar na hora de ir embora.

Prepare-se para um feriado de praia. Temperaturas passam os 30 graus em várias zonas do País
Prepare-se para um feriado de praia. Temperaturas passam os 30 graus em várias zonas do País
Ver artigo

Assim, o dia acarreta sempre um desafio extra: saber o que levar para comer. O ideal é optar por receitas mais leves para que as horas de digestão não tenham de ser muitas e possamos ir a banhos sempre que nos apetecer. Além disso, se escolhermos opções que não exigiam levar os talheres e todos os utensílios de cozinha atrás, tanto melhor.

Como sabemos que nem todos têm imaginação quando chega a hora de entrar na cozinha e escolher o que fazer, deixamos seis sugestões fáceis, rápidas e saudáveis que toda a família vai adorar.

Pizza com base de millet/quinoa

Pizza Quinoa
créditos: Nem acredito que é Saudável

Ingredientes para a base da pizza: 

— 150g de millet ou de quinoa
— 60 ml de água
— 1 colher de chá de fermento em pó
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 pitada de sal

Toppings: 

— molho de tomate
— queijo (vegan ou não)
— cogumelos
— manjericão
— azeitonas

Modo de preparação: 

Coloque o millet ou a quinoa de molho com o dobro da água no frigorífico durante pelo menos oito horas. Drene toda a água com um coador de rede fina e lave bem com água corrente (principalmente se usar quinoa). Deixe escorrer e ligue o forno a 190ºC.

Forre com papel vegetal uma forma redonda com 20cm de diâmetro e numa picadora ou no robot de cozinha, coloque o millet ou a quinoa e os 60 ml de água. Pique durante alguns minutos até obter uma consistência de "papa". Se for necessário, vá parando para raspar os bordos da taça da picadora. Junte o sal, o fermento e o azeite e volte a picar.

Coloque a massa na forma e alise com uma espátula. Leve ao forno durante dez a 15 minutos até estar consistente. Retire do forno, volte a massa ao contrário, remova o papel vegetal e leve de novo ao forno durante mais dez minutos até estar ligeiramente dourada nos bordos.

Retire do forno e cubra a massa com os toppings que escolheu (molho tomate, queijo ralado, espargos, cogumelos). Por fim, leve  novamente ao forno até os ingredientes estarem cozinhados.

Esta receita é da página "Nem acredito que é Saudável". 

Tarteletes de atum, cogumelos e tomate seco

Papinhas da Xica
créditos: Papinhas da Xica

Ingredientes: 

— 1 lata de atum
— 2 ovos
— 150 g de cogumelos
— 2 tomates maduros pequenos
— tomate seco picado (2-3 pedaços do tamanho do dedo indicador)
— 1 chávena de café de leite
— ½ cebola
— 1 dente de alho
— sal e pimenta
— 1 pitada de noz moscada
— 1 pitada de orégãos secos ou manjericão a gosto

Modo de preparação: 

Refogue a cebola e o alho no azeite, até ficarem dourados (mas não queimados). De seguida, junte os cogumelos e deixe refogar durante três a quatro minutos. Adicione o atum, o tomate fresco, pelado e partido em pedaços, bem como o tomate seco.

Mexa tudo, tempere com um pouco de sal, pimenta e orégãos e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Espalhe esta mistura por duas ou três formas de tarte pequenas. Entretanto, bata os ovos com o leite e tempere com um pouco de noz moscada. Despeje sobre a mistura de cogumelos e atum. Não precisa de mexer.

Por fim, coloque um ou dois cogumelos fatiados para enfeitar e leve ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, durante cerca de 20 minutos.

Esta receita é do blogue "Papinhas da Xica".

Pataniscas de legumes

Pataniscas de legumes
créditos: Made by Choices

Ingredientes:

— 200 g farinha de grão de bico
— 250 ml água
— 1/2 colher de chá fermento
— 1 colher de sopa de levedura nutricional 
— 1 colher de chá de curcuma em pó
— 1/2 colher de chá de alho em pó
— pimenta preta
— sal
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 curgete
— 1 talo de alho francês
— 1 cebola
— 1 cenoura
— 6 raminhos de coentros

Modo de preparação: 

Comece por lavar muito bem a curgete, o talo do alho francês, a cenoura e os coentros e depois rale a curgete e a cenoura. Corte o alho francês em rodelas finas, e pique a cebola e os coentros. Numa taça grande, junte todos os ingredientes base da massa: a farinha de grão, o fermento, a levedura nutricional, a curcuma, o alho em pó, a pimenta e o sal. Misture aos ingredientes secos e junte a água e o sumo de limão. Envolva tudo bem até fazer uma massa sem grumos.

À massa, junte a curgete e a cenoura ralada, o alho francês cortado em rodelas e a cebola picada. Envolva tudo muito bem e por fim adicione os coentros. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e, quando esta já estiver quente, limpe o excesso de azeite com um pano ou guardanapo. Na frigideira, junte uma a duas colheres de sopa da massa, tape e deixe cozinhar por dois minutos. Quando a massa soltar do fundo, vire com uma espátula antiaderente, tape a frigideira e deixe cozinhar por mais dois minutos. Repita todo o processo até terminar a massa.

Esta receita é do blogue "Made By choices". 

Torta de salmão, queijo fresco e espinafres

Torta de salmão
créditos: Iara Rodrigues

Ingredientes: 

350g de espinafres frescos
3 Ovos
1 queijo fresco (magro / meio-gordo / sem lactose) de tamanho médio
200g de salmão fumado
— salsa ou coentros, lavados e picados
— azeite q.b.
— orégãos
— sal e pimenta q.b.
— sumo de limão q.b.

Modo de Preparação:

Coza os espinafres preferencialmente ao vapor, retire o máximo de água e reserve. Bata as claras em castelo e reserve. Numa tigela, misture os espinafres cozidos com as gemas, o sal e pimenta, a gosto.

Com a ajuda de uma varinha mágica, reduza tudo a puré. Envolva o puré de espinafres nas claras em castelo até obter uma massa homogénea. Coloque o conteúdo num tabuleiro retangular, idealmente forrado com papel vegetal.

Leve ao forno durante uns dez minutos a 180 - 200ºC. Retire e deixe arrefecer. Esmague o queijo fresco, junte a salsa (ou os coentros), os orégãos e mexa até obter um creme homogéneo. Desenforme o preparado sobre película aderente e retire o papel vegetal, depois espalhe por cima a mistura de queijo fresco. Disponha as fatias de salmão fumado e umas gotas de sumo de limão. Enrole como se fosse uma torta com a ajuda da película aderente. Leve ao frio e está pronto.

Esta receita é da nutricionista "Iara Rodrigues". 

Crepes de beterraba recheados

Papinhas da Xica
créditos: papinhas_da_xica/Instagram

Ingredientes:

—  130 gramas de farinha de arroz
— 100 gramas de beterraba cozida
— 40 mililitros de água
— 3 ovos
— 1 pitada de sal
— 100g de guacamole (pasta de abacate)
— 150g de frango desfiado
— 2 colheres de sopa de iogurte grego magro
— 2 morangos

Modo de preparação: 

Coloque a farinha, a beterraba, a água, os ovos e o sal num liquidificador e triture até obter uma mistura homogénea.
Leve uma frigideira ao lume, com um pouco de azeite ou óleo de coco (só pincelar) e quando estiver bem quente, verta uma concha de sopa do preparado anterior, de forma a cobrir toda a frigideira.

Quando o crepe começar a formar bolhas à superfície, é só virá-lo por breves instantes e está pronto. Para rechear, barre o seu crepe com guacamole. Entretanto misture o frango desfiado e os morangos cortados em pedaços com duas colheres de sopa de iogurte grego e coloque por cima do guacamole. Enrole tudo.

Esta receita é do blogue "Papinhas da Xica".

Hambúrguer de feijão preto com molho de abacate

Hamburguer
créditos: Dude that Cookz

Ingredientes:

— 1 lata de feijão preto
— pães para hambúrguer
— pimentão vermelho
1 cebola
1/2 chávena de coentros frescos
1/2 chávena de pão ralado
1/2 chávena de queijo parmesão ralado
— 1 colher de sopa  de alho picado
1 ovo grande
2 fatias de queijo provolone

Temperos para o hambúrguer:

— 1 colher de chá de orégãos
1/2 colher de chá de pimenta preta
1/2 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de paprica
1/2 colher de chá de pimenta em pó
1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados
— pimenta vermelha

Molho de abacate:

— 1 abacate médio
1/4 chávena de maionese
— 1
colher de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de flocos de salsa
1/2 colher de chá de alho picado
1/2 colher de chá de pimenta preta  Pimenta preta
1/4 colher de chá de sal

Modo de preparação:

Escorra o feijão preto em lata e deixe descansar durante dez a 15 minutos. Adicione o feijão preto a uma taça grande e esmague usando um garfo. Corte a cebola e o pimentão vermelho em pedaços grandes pela metade e coloque no processador de alimentos. Escorra o excesso de líquido e coloque na mesma tigela do feijão.

Adicione os ingredientes e temperos restantes do hambúrguer, misture, cubra e leve ao frigorifico durante 30 minutos. Transforme a mistura de feijão em hambúrgueres e cozinhe em fogo médio a alto durante cinco minutos de cada lado, adicionando uma fatia de queijo depois de virado o hambúrguer.

Para o molho de abacate, retire as semente e a casca do abacate, misture com os ingredientes do molho e por fim construa o seu hambúrguer adicionando a alface, o tomate e o molho de abacate.

Esta receita é da página "Dude that Cookz".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.