Se nunca experimentou fazer escalada, este pode ser o momento ideal. Se já se considera um escalador profissional, mas não encontra desafios à altura, aqui tem mais um para superar. Já abriu a Escala25, a maior parede de escalada outdoor em todo o país.
Com 12 metros de altura, está situada junto à ponte 25 de Abril, em Lisboa, mais concretamente na passagem para o elevador panorâmico da experiência Pilar7, que dá a conhecer mais sobre este local icónico. Com o LX Factory por trás, "acaba por ser um oásis de tranquilidade no meio de Lisboa", considera Luís Zagallo, head of sales do projeto.
Há quatro sócios — incluindo Luís — envolvidos na Escala25, um "espaço único" concebido para os escaladores que estão sempre à procura de desafios maiores e que pretendem superar-se a todo o momento. Mas este centro de escalada também está pronto para receber os inexperientes.
A única parede no centro de Lisboa com escalada com corda
"Existem diversos níveis de dificuldade devidamente identificados na escalada. Temos rotas desenhadas para crianças e iniciantes, mas também existe toda uma panóplia de níveis mais complexos", explica Luís Zagallo à MAGG. Se quiser aprender mais sobre escalada, inclusive segurança e os nós aplicados, pode participar nas aulas que disponibilizam.
Caso já tenha conseguido vencer a parede, não se preocupe: a configuração das rotas é alterada todas as semanas para que continue a sentir-se motivado. A equipa da Escala25 tem "sempre uma atenção especial para que haja rotas acessíveis para todos". A título de exemplo, o próprio Luís começou a escalar há quatro meses e já sente progressão.
De modo a averiguar o nível de experiência de cada pessoa, é feito um teste de aptidão. Pode conquistar um cartão verde ou ficar-se pelo vermelho, que o deixará usufruir de tudo, mas o impedirá de assegurar a segurança de outra pessoa. Com prática, conseguirá aprender a escalar na natureza.
A escalada tem duas componentes: o bouldering, que é a escalada sem corda, e a escalada desportiva, com corda. A Escala25 oferece ambas as modalidades, sendo que são a única parede no centro de Lisboa com escalada com corda. Caso queira escalar sozinho, pode fazê-lo com o sistema de auto belay, uma máquina que garante a sua segurança sem necessidade de mais nenhum interveniente.
Construída em três meses pela "melhor empresa de construção de paredes a nível mundial", de acordo com os responsáveis, esta parede conta ainda com um climbing arch. Trata-se de um arco, algo incomum nas paredes de escalada portuguesas, que "constitui um novo desafio para quem gosta de escalada com um nível mais avançado".
Quem se atrever a experimentá-lo ficará virado de costas para o chão e de frente para a Ponte 25 de Abril. "É muito complexo a nível técnico e acaba por se tornar uma meta para quem gosta de escalar", elucidou-nos Luís Zagallo sobre aquele que considera ser mais "um fator diferenciador relativamente a outros ginásios em Portugal".
O desafio estimulante de subir a ponte sobre o Tejo
Este novo desafio na ponte 25 de Abril abriu a 25 de junho — sim, de propósito. O acesso pode ser feito de várias formas: a pé, de bicicleta, de autocarro, a partir de barco e de comboio. Caso queira, pode trazer a sua viatura própria, já que dispõe de um estacionamento grátis (limitado). No site, mostram alguns parques alternativos, a 10 minutos do local.
É também no site que pode efetuar a reserva da sua sessão na Escala25 e saber mais acerca dos preços e pacotes existentes. Um passe diário para adulto custa 12€ e para crianças dos 6 aos 12 anos, grupos de mais de cinco pessoas ou estudantes, séniores e maiores de 65 custa 9,20€.