De San Diego até Detroit são 3.200 quilómetros de distância. E foi exatamente esse percurso que Mishka fez depois de ter desaparecido de casa dos seus humanos. O animal de 3 anos de idade desapareceu a 20 de julho de 2023 e foi encontrado 8 meses depois, do outro lado dos Estados Unidos.
Mehrad Houman, dono de Mishka, recebeu a 28 de março um email da Grosse Pointe Animal Adoption Society (GPAAS), uma associação dedicada a promover a proteção e adoção de animais em Detroit, a dar a boa notícia. No Facebook, a associação descreve a odisseia do cãozinho como sendo "uma história digna de Hollywood".
De acordo com a Associated Press, a polícia de Harper Woods, uma cidade perto de Detroit, no Michigan, recebeu uma chamada sobre um cão abandonado e entrou em contacto com a associação. Uma vez que Mishka tinha chip com a informação sobre os donos, a Grosse Pointe Animal Adoption Society conseguiu estabelecer a ligação e assim promover o reencontro.
Mehrad Houman fez uma viagem de 10 horas de carro para voltar a ter o seu patudo nos braços. "Acreditamos que Mishka foi roubada, vendida e foi parar ao Michigan", disse Corinne Martin, diretora da Grosse Pointe Animal Adoption Society, à AP News. Uma teoria reforçada pelo facto de o animal se encontrar bem cuidado e nutrido.
A família de Mishka, por seu turno, nunca desistiu de a encontrar. "Nunca desisti. Distribuí mais de 100 folhetos, tinham um no pára-brisas. Usava a trela dela sempre que a procurava... Agora só quero perceber como é que ela foi parar ao Michigan", disse Elizabeth Houman à Associated Press.