As noites já só se passam com uma ventoinha ou ar condicionado ligado. O calor não tem dado tréguas nos últimos dias, mas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não são animadoras para quem já se habituou a ver os dias cheios de sol.

Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga são os 11 distritos que estão este sábado, 30 de maio, sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada entre as 12 e as 20 horas, revela o IPMA. Nestes locais, com a precipitação podem verificar-se “aguaceiros e trovoada em alguns locais, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de rajadas”.

O fim de semana ainda vai continuar com calor, apesar de se registar uma descida de temperatura já hoje que começará a sentir-se mais no litoral do país e só depois se estende ao interior, revelou esta sexta-feira, 29, a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, à TVI.

Em Lisboa, as temperaturas mínimas para este sábado andam nos 20º e as máximas nos 31º, e no Porto são e 18º e 24º, de acordo com a previsão no site do IPMA. Já em Faro o termómetro anda entre os 19º e os 30º. Contudo, esta é uma descida ligeira e depois de sábado as temperaturas “deverão permanecer dentro do que é o normal para a época do ano”, acrescentou Ângela Lourenço, do IPMA.

De Loulé a Vila Real de Santo António. As 10 praias com mais e menos lotação do sotavento algarvio
De Loulé a Vila Real de Santo António. As 10 praias com mais e menos lotação do sotavento algarvio
Ver artigo

No interior do país, há probabilidade de chuva e até de trovoada já a partir deste sábado e no domingo essa previsão estende-se a todo o país. No entanto, a chuva não parece ficar apenas durante o fim de semana, dado que a meteorologista indica que pode manter-se no início da próxima semana.

Ainda assim, há uma “depressão que se vai localizar a oeste da Península Ibérica e a posição dessa depressão irá condicionar bastante o estado do tempo na próxima semana”, diz Ângela Lourenço, o que significa ainda pode haver alterações na próxima semana e o sol pode voltar.