
A "Forbes" divulgou a lista anual dos maiores bilionários do planeta e, como de costume, nomes do setor tecnológico dominam o ranking. Mas há algumas surpresas e mudanças nas posições de riqueza.
No topo desta lista encontramos magnatas que moldam a economia global, impulsionando setores como tecnologia, luxo, e-commerce e investimentos. Após algumas oscilações nos últimos anos, Elon Musk volta a liderar, enquanto Mark Zuckerberg e Jeff Bezos preenchem o top 3.
Além disso, figuras como Bernard Arnault, do império do luxo LVMH, e Amancio Ortega, da Inditex, mostram que a moda continua a ser um dos negócios mais lucrativos do mundo.
Os dez bilionários que lideram o ranking económico global em 2025
1.º lugar - Elon Musk

Aos 53 anos, acumula uma fortuna estimada de 314,64 mil milhões de euros. Elon Musk recuperou o título de pessoa mais rica do mundo. É cofundador de sete empresas, incluindo a fabricante de carros elétricos Tesla, a produtora de foguetes SpaceX e a start-up de inteligência artificial xAI. Além de comandar a rede social X, foi ainda um dos fundadores da OpenAI, criadora do ChatGPT.
2.º lugar - Mark Zuckerberg
O fundador e CEO da Meta Platforms (anteriormente Facebook) possui uma fortuna de 198,72 mil milhões de euros. A Meta continua a ser uma das principais empresas de tecnologia, abrangendo plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp. Esta é a primeira vez que Mark ocupa o segundo lugar do ranking anual da "Forbes".
3.º lugar - Jeff Bezos
Com 197,80 mil milhões de euros, Jeff Bezos, fundador da empresa aeroespacial Blue Origin e também da Amazon, ocupa o terceiro lugar, embora tenha deixado o cargo de CEO em 2021.
4.º lugar - Larry Ellison
O co-fundador e presidente da Oracle tem uma fortuna de 176,64 mil milhões de euros. A Oracle é uma das maiores empresas de software do mundo, especializada em bases de dados e soluções empresariais.
5.º lugar - Bernard Arnault
CEO do conglomerado de luxo LVMH, Bernard Arnault possui uma fortuna de 163,76 mil milhões de euros. O grupo LVMH detém marcas icónicas como Louis Vuitton, Dior e Moët & Chandon.
6.º lugar - Warren Buffett
Com 94 anos, Warren Buffett é o CEO da Berkshire Hathaway e tem uma fortuna de 141,68 mil milhões de euros. A sua empresa possui um portfólio diversificado, com participações em várias indústrias.
7.º lugar - Larry Page
Co-fundador da Google, Larry Page detém uma fortuna de 132,48 mil milhões de euros. Embora tenha deixado a gestão diária da empresa em 2019, continua como membro do conselho e acionista controlador.
8.º lugar - Sergey Brin
Também co-fundador da Google, Sergey Brin possui uma fortuna de 126,96 mil milhões de euros. Tal como Page, Brin deixou o cargo de presidente da Alphabet, empresa controladora do Google, em dezembro de 2019, mas continua como membro do conselho e acionista controlador.
9.º lugar - Amancio Ortega
O espanhol fundador da Inditex, empresa-mãe da Zara, tem uma fortuna de 114,08 mil milhões de euros. Ortega é o maior acionista do maior retalhista de moda do mundo.
10.º lugar - Steve Ballmer
O ex-CEO da Microsoft possui uma fortuna de 108,56 mil milhões de euros. A sua riqueza vem principalmente das ações da Microsoft e de investimentos diversos.