"Cry Me a Cockroach" é uma iniciativa do jardim zoológico de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, a propósito do Dia de São Valentim. A ideia não é tanto celebrar o amor, mas vingar-se daquele ex por quem se sente alguma repulsa.
Com um donativo de 10 dólares, os interessados podem dar o nome do antigo companheiro ou companheira à barata que, de seguida, será comida por um animal do zoo. Com o mesmo intuito, e para aqueles que não são os maiores fãs de baratas, há a opção de escolher antes um vegetal (5 dólares) ou um roedor (25 dólares).
Como forma de agradecimento, o zoo envia um cartão digital temático do Dia dos Namorados para a pessoa que fez a doação. Há também a opção de enviar um cartão de São Valentim para o ex em causa, informando-o que o seu nome foi atribuído a uma barata, vegetal ou roedor e que serviu de alimento a um animal.
Os que tiverem mesmo um ódio de estimação ao ex podem pagar 150 dólares para terem um vídeo do momento em que o homónimo é devorado.
O diretor de relações públicas do jardim zoológico, Cyle Perez, disse à CNN Travel que os nomes mais enviados até ao momento são Zach, Ray e Adam.
Ainda que possa parecer bizarro, o evento tem sido um sucesso nos últimos anos. No site do zoo, “Cry Me a Cockroach” é descrita como uma angariação de fundos para assegurar o futuro da vida selvagem em todo o mundo. Em 2022, receberam mais de 8 mil doações vindas dos 50 estados dos Estados Unidos e de mais de 30 países diferentes, avançou a mesma publicação.