Andar de Uber tornou-se um hábito nos últimos anos: é fácil, mais barato do que os táxis e não temos de nos preocupar com nada (ou quase nada). A verdade é que garantir que não deixamos nada no carro onde viajamos deve ser uma preocupação de cada passageiro, que nem sempre se verifica. A prova disso está no relatório anual de perdidos e achados feito pela Uber, que mostra a quantidade de coisas que os portugueses são capazes de deixar esquecidas nos carros.
Entre os objetos mais esquecidos, no topo da lista, estão as carteiras ou malas (353), os telemóveis ou câmaras fotográficas (302), as chaves (256) e os óculos (207). Mas a lista não se fica por aqui e, apesar de não ser tão comum, também há quem se esqueça da mochila ou bagagem (162), peças de roupa (104), headphones (45) e até de um bolo de aniversário (só aconteceu uma vez, mas temos pena da pessoa que fazia anos nesse dia).
Estes dados dizem respeito a uma análise feita em todo o País, mas o relatório mostra ainda que é no Algarve e em Lisboa que as pessoas mais deixam coisas para trás (ambas com uma taxa de esquecimento de 36%). A chegada do fim de semana parece ter também a sua influência, já que as quintas-feiras e sextas-feiras são apontadas como os dias da semana em que se registam mais perdas. Quanto a horários, a maioria dos esquecimentos acontece às 12h, 15h e 18h.
A boa notícia? Caso deixe algum artigo para trás, informamos que pode recuperá-lo através da aplicação da Uber. Para isso basta entrar na app e aceder ao menu (ícone de três linhas) no canto superior esquerdo, depois deverá clicar em "As suas Viagens" e selecionar aquela em que perdeu o artigo. Por fim, basta clicar em "Perdi um Artigo" e "Contactar o Motorista por Causa de um Artigo Perdido" e inserir o número de telemóvel para o qual gostaria de ser contactado.