Helena Coelho foi convidada de Manuel Luís Goucha para o programa "Goucha". A entrevista foi transmitida na TVI este sábado, 30 de março, e a influenciadora digital falou de vários momentos da sua vida pessoal e profissional, revelando algumas mágoas que ainda tenta ultrapassar, sobretudo após as muitas críticas que teve quando passou a apresentar um programa na televisão.
Helena Coelho nasceu em Sátão, perto de Viseu, e apenas foi viver para Lisboa aos 18 anos, para vir ao encontro de um rapaz, que conheceu na Internet, e com quem viria a namorar alguns anos. Na faculdade, optou por ser engenheira, assim como Filipe, o irmão, três anos mais velho.
Porém, acabou por não concluir o curso, ficando apenas com o 12.º ano de escolaridade. Durante os estudos, criou um blogue e começou a fazer vídeos sobre moda e beleza. O contacto com a maquilhagem era constante, até pela ligação da própria mãe, Lurdes, assim como explicou a Manuel Luís.
O que começou como hobby virou negócio e é disso que vive hoje em dia, aos 31 anos. Helena Coelho falou sobre o começo do percurso na televisão, a convite de Cristina Ferreira. Além de apresentar os Diários do "Big Brother" com Mafalda Castro, assumiu os comandos de "VivaVida" com Ruben Rua.
"Eu venho para a televisão por uma oportunidade e não por uma necessidade. Tive de me amar mais"
"O BB encheu-me mais as medidas", revelou, tecendo vários elogios a Mafalda Castro, com quem mantém uma amizade. "As pessoas foram muito injustas para comigo. Eu estava só a aprender e não quiseram ser pacientes comigo", considera, tendo optado por sair da televisão.
"Parece que és um falhado, parece deitar a toalha ao chão. Foi um tempo difícil", continuou, sobre as críticas constantes que recebia, que pesaram na saída da TVI. "Eu venho para a televisão por uma oportunidade e não por uma necessidade. Tive de me amar mais", prosseguiu.
Helena Coelho deu ainda a entender que gostaria de ter sido defendida pelas caras da estação mais cedo, como Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, pois essa atitude poderia ter feito a diferença na decisão de abandonar os projetos. "Gostava que não tivesse sido durante a gravidez", afirmou, ainda, sobre a oportunidade.
O capítulo televisivo coincidiu com a gravidez. "Descobri que estava grávida duas semanas após ter sido contratada para a televisão. Foi uma altura complicada", reconheceu. "Assustava-me o medo de perder a liberdade que tinha e a vontade de fazer coisas na vida. Não sabia se sabia ser mãe", recordou.
Helena Coelho foi mãe de Íris em abril de 2021, fruto da relação com o personal trainer Paulo Teixeira, com quem namora há sete anos. "Não gostei de estar grávida. Estava sempre enjoada. Senti-me doente", disse, adiantando que, na maior parte da vida, não sentiu instinto maternal nem tinha o sonho de ser mãe.
"Comecei a ter ataques de ansiedade por sentir que não estava a chegar a todo o lado"
"No primeiro ano conciliar tudo foi muito desafiante. Queria ser uma mãe incrível, presente, ativa, fazer tudo com ela, fazer tudo no digital, não descurar as pessoas que sempre me apoiaram, honrar o convite da televisão, não ligar às críticas, ter uma relação saudável...", enumerou.
"Comecei a ter ataques de ansiedade por sentir que não estava a chegar a todo o lado", contou ao apresentador. A criadora de conteúdos achava que ia ser mãe de um menino e só descobriu no parto que era uma menina. Gostava de ter um segundo filho, já que sempre manteve uma relação de proximidade com o irmão.
Foi quando falou de Filipe que ganhou, pela primeira vez, lágrimas nos olhos. O engenheiro informático vive em Madrid, capital espanhola, e sempre protegeu a irmã mais nova, que só com 16 anos é que deixou de dormir com o irmão. "É uma inspiração muito grande para mim", garante Helena.
Passaram juntos o divórcio dos pais, quando a empreendedora tinha 14 anos, e todo o preconceito de que sofreram como família devido à separação, já que residiam numa "terra pequena". Agora em Lisboa, vive longe da família e queixa-se de não ter esse apoio. "Educar a minha filha aqui dá-me alguns medos", admite.
Perto do fim da conversa, foi surpreendida em estúdio pela filha e pelo namorado. "O meu negócio está incrível", assegurou, conseguindo ainda recordar a altura em que foi capa da "Women's Health", em 2020. Voltou a sê-lo em 2022, agora ao lado de Íris.
Aos 31 anos, a influenciadora digital conta com mais de 700 mil seguidores no Instagram e mais de 230 mil subscritores no seu canal de Youtube, onde começou a publicar vídeos em 2012. Em 2022, lançou a sua linha de maquilhagem, AURA, em colaboração com a marca Quem Disse, Berenice?.