Aos 29 anos, Helena Coelho passa a ter uma marca própria de maquilhagem. Já nasceu a Aura, um projeto desenvolvido desde 2020, em colaboração com a Quem Disse, Berenice?. Não é a primeira parceria que realizam, porém é uma estreia no que toca a criações "desde o zero", explicou Helena Coelho à MAGG no evento de lançamento da marca.

Aura foi apresentada esta quarta-feira, 20 de julho, num evento que reuniu celebridades, influenciadores, imprensa e até seguidores da criadora de conteúdos, que abriu 50 vagas para que quem a acompanha nas redes sociais pudesse estar presente. Demoraram 47 segundos a ficar cheias.

Este conjunto elegante de joias é perfeito para realçar o bronze — e tem dedo de Helena Coelho
Este conjunto elegante de joias é perfeito para realçar o bronze — e tem dedo de Helena Coelho
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"Tem sido assim ao longo do meu percurso, mas, ao mesmo tempo, fico muito surpreendida por perceber que ainda não perdi esse hype", confessa a agora diretora criativa da Aura. As 50 mulheres que se conseguiram inscrever experimentaram os oito produtos da primeira coleção.

Além disso, "deram feedbacks muito positivos". "Disseram que estava tudo a minha cara, que estava tudo muito bonito e que foi surpreendente", revelou Helena Coelho. "Este evento só fazia sentido para mim com seguidores aqui, porque são eles que me dão o engagement necessário para eu ser uma aposta para as marcas, e são eles os compradores finais, os consumidores", elaborou.

Esta marca nasce de uma co-criação entre Helena Coelho e Quem Disse, Berenice? e está à venda desde as 19 horas de quarta-feira, 20 de julho. A coleção inaugural contém uma paleta de sombras, um blush, um iluminador, uma máscara de pestanas e quatro batons. Os preços variam entre os 13 e os 25€.

A coleção inaugural da Aura

Estes produtos são vegan, cruelty-free e feitos na Europa, mais precisamente em Itália. "A única coisa que demorou um bocadinho mais, que podia ter sido mais fácil, e porque estávamos em pandemia e os produtos foram feitos em Itália, foi receber amostras, enviar amostras. Numa outra altura, eu teria viajado até lá e feito por mim mesma", esclareceu Helena Coelho.

Já está no mercado, mas, "pelo meio", houve "percalços e umas alterações", algo que Helena Coelho normaliza. "Desenvolver uma marca é demorado. Em cosmética um bocadinho mais, porque leva mais testes de qualidade e de alergias à pele. Tem de ser tudo dermatologicamente testado", justificou.

"A ideia é irmos vendo o feedback das pessoas e irmos, obviamente, expandindo", disse. Quanto à escolha dos produtos que integrariam este primeiro lançamento, consistiu na seleção dos "preferidos" da influenciadora. "Começámos a pensar naquilo que eu mais uso: paletas de sombra, máscaras, toda a gente me conhece pelo iluminador", referiu.

Já os batons são "uma coisa que todas as mulheres gostam". Para o futuro, já têm tudo mais ou menos alinhavado. No entanto, como as tendências do mundo da maquilhagem vão mudando, o rumo não é certo. "Já sabemos por onde é que queremos ir, mas agora também queremos ouvir um bocadinho dos consumidores para conseguirmos ir sempre melhorando", afirma Helena.

Os nomes dos produtos são inspirados em Íris, a filha bebé de Helena Coelho e do personal trainer Paulo Teixeira, que também esteve no evento a dançar e a encantar os presentes. "O meu batom favorito chama-se 8:44, que é a hora de nascimento dela", afirmou a influenciadora.

Apesar de ainda ser pequena, Íris já "ama" maquilhagem. "Ela está sempre atrás de mim quando eu me estou a maquilhar, quer sempre pegar nos batons e nos pincéis. Não sei se ela já entende o que é, mas já percebeu que é para passar na cara. Olha para mim e diz "uau", então acredito que não há-de faltar muito para ela também gostar", prevê a mãe.

Ter uma marca própria de maquilhagem era um sonho de Helena Coelho. "Sempre fui embaixadora da Quem Disse, Berenice e, por terem sido colaborações que, dentro da marca, geraram algum sucesso, obviamente gerou-nos também vontade de fazer mais, fazer melhor e fazer à minha maneira, alguma coisa que me preenchesse mais", disse, sobre o surgimento da Aura.

"Esta colaboração, desde o nome às embalagens e à qualidade dos produtos, foi tudo pensado por mim e executado por eles", clarifica. "No fundo, eu tenho aqui o know-how da maquilhagem e do que é que a mulher portuguesa procura e do que é que gosta, e eles têm a estrutura necessária para criar uma marca", explicou, referindo os laboratórios e a distribuição.

A primeira parceria aconteceu em 2018, ano em que Helena foi a cara do lançamento dos batons líquidos mate da Quem Disse, Berenice?. Desde então, todos os anos têm trabalhado em conjunto em projetos que esgotam e são um sucesso de vendas, como a Celebration Collection, em 2019, ou o kit You Are The Star, em 2020.

Helena Coelho, que, até há pouco tempo, apresentava o programa da TVI "VivaVida" em dupla com Rúben Rua, contou à MAGG que gostou de se aventurar pelo mundo da apresentação, mas que pretende continuar com os seus "projetos na internet" e, com a TVI, não tem "nada planeado agora".

"Quero muito focar-me na Aura, em fazer crescer, em criar conteúdo didático e educacional sobre os produtos e criar novos lançamentos", assegura. Para concluir, deixa dicas para a utilização dos produtos da sua marca: borrifar água termal no fixador de maquilhagem para potencializar o iluminador, fazer o mesmo sombra preta para conseguir um eyeliner e passar com os dedos nos batons, para conseguir "uma textura um bocadinho mais leve e que fica mais natural".

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