O perfume chegou num prato, depois de uma noite inteira na incógnita. Tirámos a tampa, o aroma escapou e a sensação foi imediata: Isto é exatamente aquilo que imaginávamos que Helena Coelho cheiraria”, pensámos nós. Intenso, especiado, envolvente e, nas palavras da própria, um autêntico "cheirinho de sucesso", é assim que descrevemos o primeiro perfume da Aura, a marca d’O Boticário que a influenciadora lidera, apresentado esta quarta-feira, 10 de setembro, num jantar assinado pela chef Marlene Vieira.

A experiência começou sem que ninguém soubesse ao certo o que ia acontecer, mas cada prato chegava como uma pista. Vetiver e notas de bosque numa entrada de cogumelos fresca, pêra e canela num prato de pato quente e reconfortante, bergamota e amêndoa numa sobremesa que fechava o ciclo. Tudo isto era, na verdade, uma tradução gastronómica das notas que compõem o Aura Eau de Parfum, um oriental gourmand pensado ao detalhe para refletir a essência de Helena Coelho.

E se a revelação pareceu teatral, o processo até aqui foi tudo menos uma encenação. À MAGG, Helena Coelho conta que esteve envolvida em todas as etapas, desde as primeiras reuniões com o mestre perfumista até à escolha da embalagem. "O mestre perfumista perguntou-me quais eram os meus perfumes favoritos. Eu tinha muitos, eram dezenas. E ele, dentro destes, foi dissecando até perceber quais eram as notas comuns à maioria deles", explicou-nos, acrescentando que, entre Portugal e o Brasil, trabalhava neste novo produto há um ano e meio.

A partir daí, o percurso foi feito de cortes e retrabalhos. "De 40 opções passou a 20", depois a 10, até ficar com quatro, explica a influenciadora, dizendo que testou estas últimas versões durante meses. O resultado final deixou-a "muito contente", visto que também acredita que, de certa forma, cheira a si. "As pessoas sabem que eu adoro perfumes, sabem que estou sempre perfumada, que adoro perfumes orientais e, ao mesmo tempo, sou feminina", frisa, dizendo que a fragrância é "inusitada e nada óbvia".

Não podemos discordar disto, uma vez que, depois de a cheirarmos, percebemos que é irreverente e rica em contrastes. Tem bergamota italiana, maçã, pêra, noz-moscada e canela na saída, a par de, no coração, um toque exótico que equilibra a delicadeza da flor de osmanthus com a doçura viciante do acorde baklava. Já no fundo, ingredientes como patchouli, vetiver, musk e âmbar são os responsáveis por criar uma base quente e envolvente, que fica na pele como uma memória difícil de largar.

"Eu diria irreverente, gourmand – transporta-te para Marrocos, para Dubai, para alguma comida doce mas ao mesmo tempo com especiarias – e única. Foi por isso que nós a fizemos", resume Helena Coelho, quando questionada sobre como descrever o perfume em poucas palavras. A par disso, a influenciadora não esconde o entusiasmo em relação ao facto de este ser um novo capítulo da marca, que começou com os iluminadores e batons icónicos, capazes de conquistar qualquer amante de maquilhagem.

Helena Coelho mostra-se mais deslumbrante do que nunca em biquíni. Saiba de onde é e quanto custa
Helena Coelho mostra-se mais deslumbrante do que nunca em biquíni. Saiba de onde é e quanto custa
Ver artigo

Agora, os fãs da Aura vão poder vestir-se (salvo seja) com a sua identidade olfativa. "É um alívio, porque finalmente já posso usar o perfume, já posso falar dele, já posso ouvir feedback e deixa de ser só meu. Até aqui, cada decisão era solitária", afiança, dizendo que este é também "o resultado de uma construção de credibilidade ao longo de 14 anos" a trabalhar no digital. "Eu costumo dizer que eu demorei 14 anos a ser um sucesso imediato, portanto, este é um momento de palmadinha nas costas", brinca.

E porque um perfume pede camadas, o Aura vem de mãos dadas com uma loção corporal, criada para potenciar a duração e a projeção da fragrância. A fórmula é vegan, rica e cremosa, tanto que Helena Coelho a descreve como “um creme gordo, extremamente hidratante”, que pode ser usado tanto como reforço do perfume, como de forma independente. "Fiz questão que fosse uma das fórmulas mais hidratantes que já conheço d'O Boticário. Queria uma que até quem não quer usar o perfume comprasse pela textura e pelo cheirinho", remata.

O perfume e a loção da Aura ficaram à venda no site d'O Boticário na quarta-feira, 10 de setembro, e chegaram às lojas esta quinta-feira, 11. A fragrância conta com 75 mililitros e tem um custo de 50€, enquanto a loção corporal, com 200 mililitros de produto, se fixa nos 17€.

Espreite os produtos