O início do ano é, para muitas pessoas, o ponto de partida para o famoso "corpo de verão" - e, claro, 2026 não é exceção. A verdade é que voltamos ao ginásio (ou aos treinos em casa), criamos novas rotinas e tentamos ser mais consistentes com o exercício físico, mas há algo que não pode ser ignorado: treinar é importante, mas a alimentação tem um papel determinante na forma como o corpo funciona, reage e, consequentemente, lida com o inchaço. Este é nada mais nada menos que um acúmulo anormal de líquidos, mas nada tema - há formas de combater.

Dos distúrbios alimentares às receitas com paixão. "Aqui Há Amor" é a jornada de superação de Carol de Brito Palma
Dos distúrbios alimentares às receitas com paixão. "Aqui Há Amor" é a jornada de superação de Carol de Brito Palma
Ver artigo

O inchaço corporal, segundo o site Dr. Marcelo Bellini Dalio, acontece devido a vários fatores, nomeadamente retenção líquida, problemas circulatórios, alterações hormonais, má digestão, dieta rica em sal, sedentarismo ou inflamações, manifestando-se assim com o aumento de volume nas zonas afetadas. 

Felizmente, alguns alimentos ajudam naturalmente a combater este desconforto, estimulando a eliminação de líquidos em excesso, e todos eles estão à mão de semear de qualquer pessoa. 

E além da ação diurética, muitos destes alimentos têm também propriedades anti-inflamatórias e digestivas, que contribuem para um abdómen menos inchado e para uma sensação geral de leveza, como dá a entender o blogue MPL BeautyDesta forma, ao favorecerem o bom funcionamento do intestino e ao reduzirem processos inflamatórios, estes alimentos ajudam não só a desinchar como também a melhorar a saúde de forma mais geral.

Posto isto, integrar alimentos como a abóbora, a cenoura, o pepino ou o aipo em refeições mais compostas não tem de ser um sacrifício, até porque são estes mesmo alimentos que vão ajudar a desinchar o corpo e a sentir-se melhor consigo mesmo. Para pequenos almoços e lanches, pode apostar em papas de aveia e fruta, nomeadamente frutos vermelhos ou abacaxi, sendo que a melancia também ajuda na retenção de líquidos. Para beber, pode sempre optar por água com hortelã e limão, ou então preferir uma variedade de chás. Mas veja os alimentos.

Espreite os alimentos.