Já se sabe quem vai ocupar o lugar de Checo Perez na Red Bull. Depois de ter sido anunciado na passada quarta-feira, 18 de dezembro, que o piloto mexicano tinha sido despedido da equipa de Fórmula 1 devido aos maus resultados, muito se especulou sobre quem seria o automobilista que iria correr ao lado de Max Verstappen, e as suposições confirmaram-se: Liam Lawson, piloto neozelandês de 22 anos, é quem vai ocupar o lugar.

A Fórmula 1 não se faz só de homens. Conheça as jovens que também sabem ser rápidas ao volante
A Fórmula 1 não se faz só de homens. Conheça as jovens que também sabem ser rápidas ao volante
Ver artigo

“Ser anunciado como um piloto da Oracle Red Bull é um sonho de vida para mim. Isto é algo que sempre quis e pelo qual trabalhei desde que tenho 8 anos", disse o piloto num comunicado de imprensa, citado pela ESPN. "Tem sido uma jornada incrível até agora e quero dar um enorme agradecimento a toda a equipa da VCARB pelo seu apoio [...]. Quero agradecer a toda a família Red Bull por acreditarem em mim e por me darem esta oportunidade. Estou super entusiasmado por trabalhar com o Max [Verstappen] e aprender com um campeão mundial, não tenho dúvidas de que aprenderei com a sua experiência. Mal posso esperar por começar”, acrescentou.

Liam Lawson vai, assim, preencher o lugar que Checo Perez deixou no dia 18, mesmo depois de ter renovado o seu contrato até 2026, devido aos maus resultados que obteve durante a época passada. O piloto neozelandês consegue dar um grande salto na carreira, uma vez que foi apenas em 2019 que se juntou ao programa júnior da Red Bull, e agora é um dos pilotos principais. Liam, pelo meio, chegou a ser piloto de reserva tanto para a Red Bull como para a AlphaTauri, e a sua estreia num carro de Fórmula 1 fez-se em 2023, ao serviço da segunda equipa, para substituir Daniel Riccardo em cinco corridas. Em 2024, foi um dos pilotos principais da VCARB (novo nome da AlphaTauri).

O jovem de 22 anos cresceu em Pukekohe, uma cidade na região de Auckland, e foi graças ao pai e ao pai de um dos seus melhores amigos que começou a ter o bichinho por desportos motorizados. Depois de experimentar o karting, soube que era isso que queria fazer para a vida, e logo a partir dos seis anos de idade começou a frequentar eventos nacionais, tendo conquistado o primeiro lugar em muitos deles. No entanto, como explica o site homónimo de Liam Lawson, foi aos 15 anos que o piloto atingiu o limite de corridas de Fórmula na Nova Zelândia, e para continuar a sua carreira, a família precisou de se mudar para a Austrália.

Depois desse contratempo, o jovem nunca mais parou, tendo participado na Fórmula 3 E na Fórmula 2 antes de dar o salto para a Fórmula 1 em 2023. Ao seu lado está sempre Hannah St. John, jovem norte-americana com quem o piloto namora desde outubro de 2022. Os dois publicam várias fotografias nas redes sociais, não se inibindo de mostrar o seu amor, e até as suas experiências já foram documentadas no canal de Youtube de Liam Lawson.

Hannah St. John é estudante de medicina Universidade do Estado do Arizona, e, apesar do tempo todo em que estão afastados devido à profissão do piloto, explicou à "Now to Love" que tenta sempre aproveitar os momentos que têm juntos. "Certifico-me sempre de que estudei tudo quando ele está fora para lhe poder dar todo o meu tempo quando ele está em casa”, disse.

Espreite a fotogaleria.