Quando na noite desta terça-feira, 22 de março, nos deparámos com uma publicação no Instagram da Fábrica da Musa a dizer "adeus até um dia", não quisemos acreditar. E talvez nem a própria fábrica de uma das marcas de cervejas artesanais mais célebres em Portugal dada a descrição emotiva ao lado de um cartaz cheio de artistas que vão marcar o fim de semana de 26 e 27 de março em Marvila, Lisboa.

"Desonrámos famílias, demos cabo da nossa reputação, pusemos a música mais alto do que nos deixaram, lançámos cervejas incríveis e outras nem tanto. Demos palco a projetos novos e a outros que se calhar já eram velhos de mais. Experimentámos. Errámos. Falhámos. Fizemos amigos e inimigos, apaixonámo-nos, casámo-nos e descasámo-nos", assim como todos aqueles que ao longo dos últimos cinco anos visitaram a Fábrica da Musa, em Marvila.

E é assim que a fábrica se despede, depois de "milhares de litros de cerveja nas costas e muitas madrugadas no bucho". Porquê? "O contrato de arrendamento chegou ao fim. O senhorio quer vender o quarteirão todo e, como tal, tivemos que sair. Esticámos a corda o máximo que conseguimos", explica à MAGG Bárbara Simões, diretora de marketing, que se apressa a explicar que o projeto não fica por aqui. "Temos uma nova morada que muito em breve será anunciada", continua.

Como tal, é por isso que isto não é bem uma despedida. "Dizer adeus é coisa que não nos apraz. Por isso, vamos festejar. Contigo e com o grande line up que é esta Fábrica Musa. É a última grande festa de amigos, para amigos, no número 83 da Rua do Açúcar. Vamos celebrar!", refere a publicação da fábrica que produz cerca de 250 mil litros de cerveja artesanal por ano.

Antes de anunciar o programa, é preciso saber se durante a temporada em que a Fábrica da Musa está fechada, poderemos encontrar as cervejas noutros pontos. "Sim. Nos nossos outro bares (Musa da Bica, em Lisboa, Musa das Virtudes, no Porto), na nossa loja online e em todos os nossos clientes espalhados de norte a sul do país. A Musa está boa de saúde e recomenda-se", remata Bárbara.

Dois dias, mais de 20 nomes

A Fábrica da Musa diz "adeus" já no próximo fim de semana, 26 e 27 de março. Mas é um adeus sem lágrimas, pontuado apenas pelas notas musicais que vão ecoar no espaço em Marvila, Lisboa. Nomes como os Djs A Boy Named Sue (Tiago André Sue) e M3DUSA, assim como os artistas Marinho e Tomás Wallenstein (dos Capitão Fausto), vão marcar presença no evento dedicado ainda a outras estrelas.

São elas as cervejas da Musa, que vão acompanhar um pequeno grande almoço com dedo de cinco nomes do mundo da gastronomia e do universo Musa: Catarina Moura️, Paulo Amado, Kid Abril, Pedro Monteiro e Tiago Pais.

Anote na agenda, porque a festa promete.