Primeiro, foram os hambúrgueres da empresa norte-americana Beyond Meat que foram chegando aos poucos e conquistando os portugueses. Depois, as várias cadeias de supermercado portuguesas e internacionais foram trazendo as suas próprias fórmulas de hambúrgueres e picados que parecem carne, mas são feitos com trigo e proteínas de ervilha ou soja. Agora há mais uma novidade no mercado: não peixe.

Já chegou às lojas Auchan e existe em três versões: hambúrgueres sem peixe, bolos tailandeses sem caranguejo e bolos tailandeses sem peixe, da marca Good Catch. Parecem mesmo de peixe — é esse o objetivo de modo a ser uma alternativa para quem quer reduzir o seu consumo e ao mesmo tempo sentir uma textura e sabor semelhantes ao original — mas são na verdade feitos com ingredientes de base vegetal. Explicamos melhor.

Gaya Veggie Market. A nova mercearia de Telheiras com produtos fora do comum e talho vegan
Gaya Veggie Market. A nova mercearia de Telheiras com produtos fora do comum e talho vegan
Ver artigo

No caso do hambúrguer clássico sem peixe, tem como primeiro ingrediente água (sinal de que pode ser uma alternativa saudável), seguida de uma mistura de proteínas que dão forma ao hambúrguer: proteína isolada de ervilha, concentrado de proteína de soja, farinha de grão de bico, proteína de lentilhas, entre outras. Açúcar não faz parte da lista o que, apesar de não ser um produto feito em casa, faz desta uma alternativa a ter em conta quando se quer fugir aos produtos de origem animal.

Os bolos de caranguejo e bolos de peixe têm uma base semelhante, diferem pelo facto de ter outros ingredientes e especiarias para dar sabor. No caso dos primeiros é descrito que "a cada dentada vai sentir uma textura de caranguejo e sabor a frutos do mar temperados com pimentão, cebolinha, salsa e um toque de especiarias" e sobre os bolos de peixe a marca sugere fazer uns "wraps de alface crocantes, com molho de pimentão doce ou uns pãezinhos quentes, com molho aioli picante".

Os novos produtos estão à venda nas lojas físicas Auchan na zona de refeições veggie e online. A embalagem dos hambúrgueres sem peixe traz duas unidades e cada embalagem de bolos sem caranguejo ou sem peixe traz oito. Cada alternativa sem peixe custa 6,49€.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.