Zhanna Samsonova seguia uma dieta vegan há uma década, mas, há alguns anos, foi tornando este regime alimentar mais restrito, passando a alimentar-se apenas de frutas tropicais, sementes e sumos. Morreu a 21 de julho, nos cuidados intensivos de um hospital na Malásia.
Natural da Rússia, Zhanna D'Art, como era conhecida na Internet, morreu à fome e de exaustão aos 40 anos. De acordo com uma entrevista dada pela mãe, teve uma "infeção estilo cólera" que foi exacerbada "pela exaustão do corpo devido à dieta vegan", assim como cita o "Daily Mail".
De acordo com os amigos, Zhanna "mal conseguia andar" e não bebia água há seis anos. Em vez disso, consumia sumos de fruta e de vegetais. Nas últimas semanas de vida, estava tão fraca devido à dieta que raramente saía da cama e demorava "vários minutos" a subir um só degrau.
"A Zhanna acreditava que a morte não existia", revelou Olga Chernyaeva, amiga da influenciadora, citada pelo "Daily Mail". Os amigos dizem que Zhanna era "só ossos" e que chegava a fazer impressão. Foram tentando que ela procurasse ajuda e parasse com esta dieta, mas os esforços foram todos em vão.
Zhanna fazia jejum durante dias, não comendo nem bebendo nada. Tinha um aspeto "exausto" e "assustador". Quando tentaram que ela se tratasse, a russa acabou por fugir. A influenciadora (cuja conta no Instagram era "rawveganfoodchef") não resistiu à dieta restrita que seguia há pelo menos cinco anos.