Sabe que data se celebra esta segunda-feira? No fundo, é um dia igual ao outros no sentido em que a alimentação deve ser o mais equilibrada possível, mas é especial pelo facto de celebrar-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. Para assinalar a efeméride, a melhor forma é comer algo saudável, cozinhado por si.
Para que não pense que comer bem e com sabor dá muito trabalho, revelamos uma receita que leva apenas 20 minutos a preparar e é feita somente com cinco ingredientes. Não há dúvidas de que é saudável, porque é da autoria de Ágata Roquette, nutricionista, que cedeu os segredos deste prato ao blogue e aplicação Clevermeals — startup que junta comida e tecnologia no digital. Na app, por exemplo, é possível encontrar um plano semanal de refeições, o novo livro de receitas digital e usar a nova funcionalidade: uma lista de compras inteligente.
A receita da nutricionista Ágata Roquette é apenas umas das que vai encontrar na plataforma, que junta também sugestões vegetarianas das nutricionista Ana Isabel Monteiro e propostas mais gulosas (ainda assim saudáveis), como os donuts de abóbora da Rita Wessling da Frau Glória e o bolo de limão da Luísa Fortes da Cunha, da página My Casual Brunch.
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis resulta de uma iniciativa da Comissão Europeia e tem como objetivo incentivar os cidadãos a ter uma alimentação mais equilibrada e a praticar exercício físico.
Quanto à última parte, pode seguir as nossas dicas anteriores, e no que diz respeito a cozinhar, pode incluir as crianças para preparar esta receita extremamente fácil e cujos sabores já se aproximam dos da ceia de Natal portuguesa: sempre com bacalhau presente.
Batata doce recheada com bacalhau
Ingredientes (para duas doses):
— 20 ml de azeite
— 55 gramas de cebolas
— 180 gramas de batata doce
— 100 gramas de bacalhau
— 370 gramas de alho francês
Modo de preparação:
Retire o conteúdo da batata-doce (pode aproveitar para fazer puré de batata-doce). Salteie meia cebola e meio alho francês num fiozinho de azeite. Coza o bacalhau e desfaça-o em lascas — use só meia posta por pessoa ou por cada metade de batata-doce, caso queira fazer mais doses. Junte as lascas ao alho francês e à cebola e envolva. Tire da frigideira e recheie a batata-doce. Pincele com um bocadinho de azeite e leve ao forno até a batata estar assada.