Este Natal, uma ida ao KFC pode significar mais do que frango frito. A cadeia de restaurantes lança, mesmo a tempo das festas, uma fragrância chamada Eau D'uardo. A marca apresenta o perfume como "o mais exclusivo" e "uma homenagem a todos os Eduardos de Portugal e também a todos os que encaram a vida com boa disposição".
Parece bizarro (tivemos de confirmar se não era brincadeira), mas é mesmo verdade. Há 4000 unidades e esta edição limitada pode ser comprada com qualquer menu KFC por mais 4,99€. Eau D'udardo, "uma fragrância unissexo com notas frescas de gerânio, tangerina e um toque de pimenta rosa e bergamota", não pode ser adquirido separadamente. A embalagem do perfume, adequadamente, tem a forma de uma perna de frango.
Por esta altura, o leitor estar-se-á a questionar o que raio tem que ver perfume e frango frito. Nada, e essa é a magia do marketing. A campanha de lançamento desta fragrância conta com um anúncio publicitário de fazer corar de inveja as grandes perfumarias. O vídeo, disponível no Youtube, já conta com 1,5 milhões de visualizações em apenas duas semanas.
Mas, afinal, quem é Eduardo? Eduardo nasce em 2020, com um simples tweet: uma perna de frango com o nome Eduardo. Esta imagem tornou-se um meme, replicado milhares de vezes nas redes sociais.
Com o sucesso desta publicação, em 2021 os criativos da KFC lançam uma promoção: um Eduardo por 1€, com compra exclusiva através da aplicação da marca. Esta campanha foi acompanhada também por um spot promocional com inspiração retro, semelhante às campanhas de televendas de joias que ocupam as horas mortas dos canais de televisão.
Em 2022, Eduardo volta a surgir em Espanha. Também na época natalícia, a marca lança um anúncio, semelhante aos spot publicitários de brinquedos que passavam na TV nos anos 80 e 90, em que uma perna de frango de plástico surge como a companhia ideal para brincadeiras de dois rapazes.
Finalmente, em 2023, o meme alcança um novo patamar, na forma de perfume, e chega finalmente a Portugal.