Quantas vezes deu por si no supermercado a apalpar frutas, na tentativa de levar para casa a certa? E quantas vezes se deixou enganar por aquele legume que parecia perfeito, mas que acabou por desiludir? Temos um truque para nunca mais errar na escolha.
Enquanto está a olhar para os expositores, em vez de procurar pela maçã mais vermelha ou pela maior cebola, tente identificar quais é que têm o símbolo SABOR DO ANO. Há quase 30 anos que indica qualidade, acabando por guiar e simplificar as compras dos consumidores.
Todos os produtos que tiverem este selo foram considerados superiores à concorrência. Este é o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal e serve de referência não só para os consumidores, mas também para as marcas. E já foram escolhidos os produtos premiados de 2024.
Os vencedores dos prémios SABOR DO ANO 2024 são divididos por várias categorias. Depois de lhe falarmos dos melhores produtos de pastelaria e padaria, dizemos-lhe que frutas e legumes não pode perder. Porém, antes, importa perceber quem toma esta decisão.
Como são escolhidos?
Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo sem qualquer referência à marca (de modo a garantir a imparcialidade), por um painel de 80 consumidores selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo.
Este momento decorre num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente restrito, rigoroso e imparcial, são tidos em conta cinco critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.
O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa a ser premiado SABOR DO ANO.
Quais são os melhores legumes e frutas?
Saiba mais sobre os produtos acima nos sites: FIEL, Frutas Classe, Sweet Fruits, Hortícolas Saturnino, Envy, Waikiki e Princesa Amandine.
O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.
Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.
Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Desta forma, conseguem reforçar a sua distinção.
Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".