Para muitas pessoas, o queijo é mais do que um "simples" alimento. Para barrar, levar ao forno ou comer em sandes, a versatilidade deste snack torna-o adorado por milhões, quer seja curado, amanteigado ou fresco, quer tenha buracos, quer seja azul, quer tenha um cheiro mais intenso ou quer surja em fatias finas e práticas.

Em todo o Mundo, são produzidos milhares tipos de queijos. Podem ser feitos a partir do leite de mamíferos como as vacas, as ovelhas e as cabras, ou até não conterem qualquer elemento animal (sendo, portanto, veganos). Existem já opções para todos os gostos.

SABOR DO ANO 2024. Não passa sem batatas fritas ou frutos secos? Estes são os snacks de topo
SABOR DO ANO 2024. Não passa sem batatas fritas ou frutos secos? Estes são os snacks de topo
Ver artigo

A abundância da escolha torna-a mais complicada. Por esse motivo, pode guiar-se por critérios como o SABOR DO ANO, o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal, um símbolo que indica qualidade há quase 30 anos.

No fundo, quando chegar a hora de escolher o próximo queijo que vai experimentar, pode procurar o selo SABOR DO ANO. Os produtos que o exibem, incluindo os queijos, são considerados superiores à concorrência. Os vencedores dos prémios SABOR DO ANO 2024 são divididos por várias categorias.

Como são escolhidos?

Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo sem qualquer referência à marca (com o objetivo de garantir a imparcialidade), levado a cabo por um painel de 80 consumidores, todos eles selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo.

Este momento tem lugar num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente restrito, rigoroso e imparcial, é tida em conta uma mão cheia de critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.

O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa, então, a ser premiado SABOR DO ANO.

Quais são os queijos premiados?

Depois de esclarecermos o método de seleção e de lhe contarmos quais foram os produtos de pastelaria e padaria distinguidos, assim como as frutas e legumes que mereceram destaque e até os que foram considerados os melhores snacks, há que reconhecer os queijos premiados.

Saiba mais sobre os produtos acima nos sites Limiano, Lacto Serra, Queijaria Guilherme e Lidl.

O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.

Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.

Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Assim, conseguem reforçar a sua distinção.

Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".

Consulte aqui a lista completa de vencedores do SABOR DO ANO 2024