Dois gerentes de loja e dois gerentes de turno, ambos para Lisboa. Os quatro anúncios divulgados na rede social Linkedin não deixam margem para dúvidas: o VICIO vai chegar a Portugal. A marca de hambúrgueres criada pelo chef Aleix Puig e pelo empresário Oriol de Pablo no início da pandemia está prestes a abrir o seu primeiro espaço em solo português. À MAGG, a marca não adianta detalhes sobre datas mas confirma uma apresentação formal aos meios de comunicação social portugueses "em dezembro ou janeiro de 2025".
Depois de vencer a sétima edição do "Masterchef" espanhol, em 2019, Aleix Puig, de 32 anos, aventurou-se no lançamento da marca de hambúrgueres. Nascido em plena pandemia como restaurante digital, o VICIO fez-se valer das redes sociais, do delivery e de campanhas de marketing ousadas e originais para se tornar um dos produtos mais desejados da capital catalã. Seguiu-se Madrid e, claro, os influencers e os famosos (Antoine Griezmann e Ester Expósito estão entre os fãs célebres dos hambúrgueres suculentos).
A máxima do VICIO é "calité first" (qualidade primeiro), mas não se quer associar ao conceito gourmet. "VICIO define-se como algo cool, que se encaixa e se sente cómodo nos contrastes, seja na rua seja numa festa de gala: trashy mas elegante", pode ler-se na apresentação da marca. Uma forma de comunicar arrojada, sem medo de correr riscos, fez com que, em abril passado, aquando da Convenção Mundial da McDonald's, o VICIO se infiltrasse no evento do gigante de fast food, deixando o seu produto no hotel onde se encontravam os participantes.
Aquando o lançamento do pão sem glúten, a marca apostou também na provocação, ao criar uma campanha onde uma sósia da rainha Letizia aparece a comer um VICIO.
Hambúrgueres suculentos com os complementos clássicos (bacon, tomate, alface), molhos com receita da casa, vários tipos de batatas fritas (as com trufa e parmesão são particularmente decadentes) são o segredo do VICIO, que vai chegar ao mercado português no mesmo ano em que se estreará também outra marca de hambúrgueres, a norte-americana Five Guys. A marca tem também opções veganas, pão sem glúten e batidos (estamos particularmente curiosos com os de bolacha Maria e de Oreo).
Em Espanha, VICIO tem atualmente 28 localizações (Barcelona, Madrid, Palma de Maiorca, Sevilha, Málaga, Valencia, Alicante e Saragoça). Destas, apenas seis têm espaço para refeições no local (quatro em Barcelona, dois em Madrid), uma vez que o ADN da marca é a dupla vertente take away e delivery.
Em Espanha, a marca é um exclusivo da plataforma Glovo, o que deverá também acontecer em Portugal. Os preços dos hambúrgueres no mercado espanhol situam-se entre os 7,50€ (single burger) e os 14,90€ (cheeseburger ibérica sem glúten). Há também combinados com sanduíche, batata frita e bebida e um gigante combo chamado Sex on the Beach que, por 66,90€, dá direito a quatro hambúrgueres, duas doses de batatas, quatro bebidas e duas sobremesas.