A espera finalmente acabou. O Five Guys vai abrir um restaurante em Portugal em 2025 e, segundo o CEO, John Eckhbert, deverá ser em Lisboa, já que a cadeia de hambúrgueres de fast food norte-americana quer “sempre estar em locais emblemáticos” e está à procura da localização perfeita.
Apesar de muitos a conhecerem e ser quase uma paragem obrigatória em cada país que tenha um Five Guys, provavelmente desconhece algumas curiosidades sobre a cadeia, desde o ano em que foi fundada às regras que têm de ser cumpridas nas cozinhas.
1. Tem quase 40 anos
A cadeia nasceu em 1986 em Arlington, em Texas, nos Estados Unidos, e foi criada quando Jerry e Janie Murrell fizeram um ultimato aos filhos: “começar um negócio ou ir para a universidade”. Jerry e os quatro filhos eram cinco, dando o nome à cadeia. Dois anos depois, o casal teve um quinto filho, Tyler, que também faz parte da empresa.
No início de 2003, quase 20 anos após a abertura do primeiro restaurante, a marca decidiu possibilitar oportunidades de franquia, expandindo rapidamente. Em apenas 18 meses foram contratualizados mais de 300 locais. Atualmente, já conta com quase dois mil espaços em todo o mundo, havendo 270 na Europa.
2. Há milhares de maneiras de pedir um hambúrguer
Como o menu do Five Guys dá a liberdade aos consumidores de escolherem os toppings gratuitos que quiserem, há mais de 250 mil maneiras de pedir um hambúrguer. Como tal, além da típica combinação de alface e tomate, pode colocar cebola, cogumelos grelhados, pimentos verdes, molho barbecue, entre outros.
3. Há regras que têm de ser cumpridas nas cozinhas
Nas cozinhas dos restaurantes, apenas é utilizado óleo de amendoim. Todos os hambúrgueres são moldados à mão e grelhados, e não são permitidos temporizadores, dado que os bons cozinheiros deverão saber quando a comida está pronta. Ao montar os hambúrgueres, a cebola e o bacon devem ser colocados por baixo da carne e a alface e o tomate devem estar por cima, segundo o "Delish".
Ainda, até 2014, ano em que começaram a introduzir batidos no menu, não havia congeladores em nenhum dos restaurantes, apenas frigoríficos. Os clientes podem escolher entre os sabores tradicionais de baunilha, chocolate e morango e colocar até dez coberturas gratuitas, desde bolachas Oreo a bacon.
4. Barack Obama é fã do Five Guys
Barack Obama já almoçou num restaurante do Five Guys em Washington DC e o seu pedido foi um cheeseburger com alface, tomate, pimentos jalapeño e mostarda. Enquanto esperava pelo seu pedido, comeu amendoins, que costumam estar à disposição nos restaurantes.
5. Ex-desportistas impulsionaram o crescimento da marca
O antigo jogador de futebol americano Mark Moseley, agora com 76 anos, foi trabalhar para a Fransmart, empresa líder mundial no desenvolvimento de franchising, após a sua carreira futebolística. Nesta, desempenhou um papel fundamental na expansão do Five Guys.
Depois da cadeia de hambúrgueres ter terminado a sua relação comercial com a Fransmart, Mark tornou-se diretor de desenvolvimento de franquias da empresa. Já o ex-jogador da NBA Shaquille O’Neal é proprietário de 155 restaurantes Five Guys, o que representa cerca de 10% de todos os locais franchisados, segundo o "AL.com".