As atenções dos foodies e dos entusiastas de comida em geral têm estado viradas para o Santa Joana, o restaurante do hotel de luxo do Locke Santa Joana, desde que Nuno Mendes regressou a Lisboa para abrir mais um espaço. No entanto, se a sua conta bancária não está propriamente recheada para cozinha de autor, pode visitar o novo hotel da capital graças a uma alternativa bem mais barata do Santa Marta, outro dos restaurantes da unidade.
Falamos do menu de almoço do restaurante de alma mediterrânea do Locke Santa Joana, que aposta nos sabores portugueses e italianos. A proposta, disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 15h30, tem duas modalidades e dois preços distintos: pode optar pela opção com entrada e prato principal, ou prato e sobremesa por 25€ (dois pratos), ou entrada, prato e sobremesa por 30€ (três pratos).
Na carta de almoço, de onde deve escolher os seus preferidos para compor o menu, estão contempladas entradas como atum dos Açores, salsa verde e alcaparras fritas, legumes assados no carvão, com molho de ervas e malagueta ou bisque de marisco com aioli de alho confitado. Nos pratos principais, há propostas como ravioli de abóbora, manteiga de sálvia e avelãs, frango grelhado com molho piri-piri ou peixe do dia com molho vierge .
Para terminar a refeição, pode escolher entre sugestões de sobremesas como gelado de azeite virgem extra, tiramisù ou ainda bolo do dia com crème fraîche. O menu de almoço inclui ainda chá e café, mas outras bebidas são cobradas à parte.