O Dia Mundial do Veganismo celebra-se na sexta-feira, 1 de novembro, e traz pastéis de nata gratuitos à cidade de Lisboa. A iniciativa é da pastelaria Batalha, situada na Baixa de Lisboa, que dá a provar esta especialidade a todos aqueles que se dirigirem à loja. Mas vai haver outras promoções imperdíveis.
A cozinha vegan tem sido um dos grandes investimentos de alguns espaços espalhados pelo País. O aumento do número de pessoas a adotar este regime alimentar levou a que os restaurantes e supermercados não só procurem ter opções, mas invistam em pratos elaborados.
E foi a pensar nestas alternativas que a pastelaria Batalha lançou um pastel de nata, uma das imagens de marca da doçaria tradicional, vegan. Com produtos derivados de animal (leite, ovos e manteiga), o pastel de nata estava interdito nesta dieta. No entanto, a receita do chef pasteleiro e proprietário, João Batalha, veio revolucionar o conceito: uma nata vegan, sem soja e com metade do açúcar.
Para celebrar o Dia Mundial do Veganismo, o espaço vai oferecer a todos os clientes um pastel de nata vegan, entre as 15 e as 19 horas. Mas há mais: na compra de duas empadas vegan, a terceira é oferta.