O W Algarve, hotel de cinco estrelas inaugurado há pouco mais de um ano em Albufeira, tem uma nova aposta a nível gastronómico. Desde julho que proporciona, tanto a hóspedes como a clientes de fora, jantares informais no restaurante Vino by Paper Moon.
Este espaço especializa-se em comida mediterrânea com inspirações italianas, acompanhada por experiências vínicas sempre com a máxima personalização. É o sommelier Miguel Martins quem assegura isso mesmo, munido de mais de mil referências de vinhos, perfeitos para harmonizações com os pratos da ementa.
"Quisemos criar um conceito diferente, um segmento que não estivesse disponível no hotel, com um ambiente mais intimista, com um nível de serviço mais elevado e foco no vinho", explicou-nos Miguel Martins, adiantando que estão em causa "pratos de partilha, um pouco maiores do que tapas, mas mais pequenos do que pratos principais".
No Vino by Paper Moon, as refeições são servidas num ambiente luxuoso e exclusivo, a encarar o mar e com luzes reduzidas. Este local com comida de conforto tem cerca de 30 lugares sentados, alguns deles ao balcão e outros na varanda abrigada, para quem quer matar saudades de uma esplanada e aproveitar o clima das noites algarvias.
A carta, elaborada pelo chef italiano Ciro Piedimonte, está dividida em três momentos: o Senza Fuoco ("sem fogo"), para os pratos "crus", o Senza Tempo ("intemporal"), para clássicos e pratos "insubstituíveis", e o "Questa Stazione", para pratos da estação com ingredientes sazonais.
Integram esta ementa (que em breve será mudada) opções como ostras servidas com vinagre de champanhe e molho de morangos selvagens, almôndegas servidas com molho tártaro, lombo de vitela com molho de atum e alcaparras de Pantelleria, camarão real com salada crocante e tomates confitados e merengue de pistachio e laranja cristalizada com molho de baunilha.
A cada dia há três pratos especiais, que fazem parte da seleção do chef, tais como a inovadora pappardelle com courgette, queijo parmesão e camarão e o imperdível borrego demi-glace, com redução de vinho do Porto, vegetais salteados, puré e cebola caramelizada.
Cada prato é cuidadosamente emparelhado com um vinho diferente, escolhido pelo curador de vinhos do hotel. No nosso jantar, Miguel Martins acertou em cheio em cada uma das apostas, que justificou ao pormenor de uma forma acessível, interessante e, acima de tudo, apaixonada.
Ficámos a saber que até os copos onde cada vinho é servido podem fazer toda a diferença na hora da prova. "Nós, sommeliers, podemos estragar um vinho ao dar o copo errado", garantiu-nos Miguel Martins, avançando que, no Vino by Paper Moon, são todos feitos de cristal.
Provámos referências italianas e portuguesas climatizadas como o prosecco Maschio dei Cavalieri Valdobbiadene Superiore D.O.C.G. e os brancos Albino Armani 1607 Sauvignon Friuli Grave 2020 e Conde D’Ervideira Alentejo 2022. Miguel Martins apresentou-nos ainda o Santar Reserva 2019 do Dão, um tinto mineral que só é servido neste restaurante.
Para terminar, deu-nos a conhecer o nosso favorito da noite: o Oddero Moscato D’Asti 2022, um moscatel com um toque frisante que surgiu com a missão de limpar o palato e de acompanhar a frescura da sobremesa (um ravioli de abacaxi com chocolate branco, gelado de coco e casca de limão). Os vinhos da carta estão disponíveis para compra.
Ao jantar aqui terá direito a uma refeição sonorizada (graças às atuações ao vivo que decorrem no piso térreo do hotel), com espetáculo de luzes na fonte do W e com vista para o pôr-do-sol e para os barcos que pescam choco ao cair da noite no mar algarvio.
Este espaço gastronómico que proporciona serões relaxantes com um serviço personalizado pode ser privatizado para eventos vínicos. O Vino by Paper Moon nasce num sítio onde, originalmente, iriam existir mais dois quartos. Até ser erguido, o espaço permaneceu vazio.
"O patrão é apaixonado por vinhos" (assim como nos explicou Miguel Martins) e decidiu avançar com a criação desta espécie de cave moderna e requintada, que pretende ser uma referência para todo o Algarve — e que está no bom caminho para concretizar esse objetivo.