Considerado um dos romances mais poderosos da literatura contemporânea italiana, a nova edição de "Quartos Separados", de Pier Vittorio Tondelli, já chegou finalmente às livrarias portuguesas pelas mãos do Clube do Autor. Publicada originalmente em 1989 e recentemente reeditada em diversos países, incluindo Portugal, esta obra-prima promete oferecer uma narrativa intensa e delicada, capaz de misturar emoções complexas com uma prosa sensível - não é à toa que tem sido comparada com vários clássicos modernos.

Para ganhar uma viagem a Praga com tudo incluído basta comprar este livro e ter muita criatividade
Para ganhar uma viagem a Praga com tudo incluído basta comprar este livro e ter muita criatividade
Ver artigo

Aqui, Leo é um escritor italiano de renome, que recorda e reconstrói os fragmentos da sua história de amor com Thomas, um jovem músico alemão, cuja memória deixou nele sentimentos dolorosos. Entre quartos separados e constantes separações e reencontros, este amor é também marcado pelo ciúme, especialmente quando Thomas inicia uma relação com uma mulher. No entanto, é sobretudo a doença e a morte prematura de Thomas que interrompem esta ligação, obrigando Leo a confrontar-se com a solidão e a procura pelo sentido da vida.

Desta forma, Pier Vittorio Tondelli organiza o romance de uma forma fragmentada entre memórias e lugares do passado, criando uma narrativa introspectiva que acompanha o percurso emocional de Leo. A melancolia, a saudade e o amor são três dos grandes protagonistas desta obra que tenta reconciliar o passado com o presente de forma a que haja perdão. A lembrança de momentos dolorosos é marcada também pela lembrança de momentos preciosos, o que torna o romance apaixonante mas sem exagero, e por isso é amplamente criticado pela positiva.

Isto porque a crítica internacional descreveu "Quartos Separados" como um romance de amor imperfeito e profundamente comovente, o que acaba por confirmar a capacidade da obra de tocar no coração de todos os leitores. O "New York Times" descreveu-o como "um romance de amor imperfeito e uma tristeza premente, cuja prosa nunca se afasta do ponto de contacto com a arte", enquanto que o "The Times" o comparou ao icónico "Chama-me pelo teu nome", destacando a sua beleza e emoção sem cair no sentimentalismo.

Assim, "Quartos Separados" permanece um clássico essencial da literatura italiana mesmo depois de ter sido lançado pela primeira vez há 36 anos, oferecendo uma viagem íntima através da memória, do amor e da perda. A sua recente reedição acaba por torná-lo acessível a novas gerações de leitores, desafiando também nestes novos entusiastas a introspeção pessoal, convidando a refletir sobre a fragilidade das relações humanas. O livro já está disponível em todas as livrarias, e tem um custo de 15,30€.