
Em diversas zonas do mundo, são muitas as meninas e mulheres que não têm acesso a produtos de higiene menstrual, apesar de, em 2014, este ter sido reconhecido pela ONU como um direito humano e uma questão de saúde pública.
Em fevereiro de 2024, a Spirituc realizou um estudo, promovido pela Evax, com o objetivo de medir o impacto da falta de produtos de higiene menstrual na frequência escolar. Os números são alarmantes:
- 17,2% das jovens inquiridas disseram conhecer alguém que já faltou às aulas por não conseguir adquirir produtos menstruais;
- 25,5% indicaram que já tiveram amigas que lhes pediram produtos menstruais por não conseguirem comprá-los;
- 12% das jovens inquiridas já faltaram às aulas por não terem produtos de higiene menstrual;
- 19,1% dos portugueses inquiridos conhecem um caso de pobreza menstrual.
Com o objetivo de combater esta realidade, Evax juntou-se à Entrajuda pelo segundo ano consecutivo e entregou mais de 1 milhão de pensos higiénicos à associação. Durante dois meses, por cada embalagem de Evax Liberty e de Evax CottonLikevendida, a marca contribuiu com um penso higiénico, que a Entrajuda fez chegar a raparigas de escolas e instituições de todo o país, em situação de pobreza menstrual.
A iniciativa contou com a atriz Jéssica Athayde e com a fadista Sara Correia, para comunicação da campanha e sensibilização para o impacto da pobreza menstrual.
"A educação e a sensibilização, são igualmente cruciais para combater a pobreza menstrual de forma eficaz e duradoura. Por isso, temos como objetivo promover a saúde menstrual e empoderar as raparigas com a informação e os recursos necessários para gerirem o seu período com confiança. Ao combinar o acesso a produtos com a educação podemos criar um impacto ainda maior e contribuir para um futuro onde a menstruação não seja uma barreira para nenhuma jovem", sublinha a Brand Manager de Evax, Ana Oliveira.