Este domingo, 28 de setembro, os Globos de Ouro voltam a invadir o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Desde 1996 que esta gala, transmitida pela SIC, faz o País ficar colado ao ecrã, fruto da curiosidade de descobrir quais os maiores talentos portugueses que levarão o prémio dourado para casa.

Catarina Furtado foi a primeira anfitriã dos Globos de Ouro, função essa que desempenhou até 2002. Depois da apresentadora, a cerimónia foi conduzida por nomes que, na época, faziam parte da estação de Paço de Arcos, como Herman José, Fátima Lopes – que para lá voltou em 2021 –, Sílvia Alberto, João Baião e Ana Malhoa. Bárbara Guimarães também acabou por apresentá-la durante vários anos, a quem se seguiu Clara de Sousa (e até Cristina Ferreira, durante a sua breve passagem pela SIC).

Este ano, a XXIX Gala dos Globos de Ouro será apresentada pela pivô da estação novamente. A par disso, como já é costume, a gala dos Globos de Ouro contará com várias atuações musicais (e há nomes de peso). É o caso da cantora italiana Laura Pausini e do britânico Calum Scott, os convidados internacionais da cerimónia, a quem se juntam os grupos portugueses Silence 4 e Trovante.

Quanto aos nomeados, este ano são 80 em 16 categorias que celebram o melhor da cultura portuguesa. No cinema, brilham nomes como Crista Alfaiate, Rita Durão, Gonçalo Waddington ou Miguel Loureiro, com filmes como "Grand Tour" e "Os Papéis do Inglês" em destaque. No entretenimento, César Mourão, João Baião, Diana Chaves, Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim disputam Personalidade do Ano, enquanto no digital a corrida junta Joana Marques, Guilherme Geirinhas ou Pedro Teixeira da Mota.

Inês Aires Pereira. De acólita a nomeada para os Globos de Ouro, quem é a atriz do momento?
Inês Aires Pereira. De acólita a nomeada para os Globos de Ouro, quem é a atriz do momento?
Ver artigo

Na ficção, sobressaem Joana Ribeiro, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira e João Catarré, enquanto no humor os finalistas incluem Bruno Nogueira, Herman José e Ricardo Araújo Pereira. A moda tem Constança Entrudo, Valentim Quaresma ou Joana Duarte em destaque, a música reúne nomes como Gisela João, Plutonio, Slow J e Samuel Úria, e no teatro sobressaem Maria João Luís, Virgílio Castelo e peças como "Mãe Coragem" ou "Um Eléctrico Chamado Desejo".

Já o Prémio Revelação, que se assume sempre como um dos mais aguardados da noite, junta este ano talentos de diferentes áreas: a jovem atriz Diana Ginja, de apenas 11 anos, o ator Evandro Gomes, a realizadora Laura Carreira e as bandas Miss Universo e Napa.

Uma coisa é certa: além de querermos descobrir os vencedores de cada categoria, estamos ansiosos para ver os looks deste ano. E, enquanto esperamos para ver as escolhas dos famosos na passadeira vermelha, refrescamos-lhe a memória de quem se destacou nas edições anteriores. A MAGG reuniu os vestidos mais ousados e, sobretudo, aqueles que dificilmente se perderão no tempo.

Clique na fotogaleria.