Os óculos de armação grande estão por todo o lado, o que confirma que estamos a passar por mais uma tendência. Além de serem acessórios funcionais (olá, falta de vista), são capazes de transformar qualquer look, contrariando a ideia de que só servem para ver melhor e que, por isso, não precisam necessariamente de ser trendy. Mas será que é de agora que esta versão oversized faz furor?
Indo diretamente ao ponto: não. A origem desta moda remonta aos anos 70 e 80, quando celebridades como Jackie Kennedy e Bianca Jagger popularizaram armações generosas e que, embora audazes, eram chic e elegantes. Hoje em dia, a inspiração vintage mistura-se com o minimalismo que temos vindo a experienciar desde há uns anos, com lentes quadradas, redondas ou aviador.
Inspire-se nestas fotos
Usar óculos grandes exige confiança, mas também algum cuidado na escolha do modelo. Para quem quer adotar a tendência sem cometer erros e acabar com modelos desproporcionais, a dica é apostar em armações que acompanhem o contorno do rosto sem o sobrecarregar. Outro truque nesse sentido é apostar em neutros e materiais leves, mas render-se às cores vibrantes e detalhes metálicos quando quer inovar um bocadinho.
A forma do rosto é, por outro lado, determinante para acertar em cheio naquilo que escolher. Rostos redondos beneficiam de armações quadradas ou retangulares, que criam contraste e alongam as feições. Já os rostos mais quadrados ficam mais mimosos com óculos redondos ou ovalados, enquanto os ovais podem explorar praticamente qualquer formato oversized, aproveitando a harmonia natural das proporções.
Além do corte e da cor, o tamanho da armação deve equilibrar-se com a linha das sobrancelhas e o comprimento do nariz. Isto porque uns óculos demasiados grandes podem dar a sensação de que o rosto fica esmagado, mas um modelo demasiado pequeno faz com que se perca o efeito trendy que caracteriza esta tendência. O segredo está em encontrar um ponto de equilíbrio, vá.
A pensar nisto, fomos à procura de modelos que sejam ideais para aderir esta tendência, explorando armações que são uma combinação de um design arrojado, conforto e versatilidade. Entre clássicos reinventados e propostas contemporâneas, há opções para todos os gostos, de várias marcas que podem ser mais ou menos amigas da carteira.