O esforço é global e já chegou a Hollywood. E ainda que na madrugada de domingo para segunda-feira, 6 de janeiro, à uma da manhã (hora de Lisboa), os olhos estejam postos nos troféus que premeiam os melhores do cinema, há quem esteja mais atento ao impacto ambiental da cerimónia.

É por isso que, e pela primeira vez na história, o menu servido a atores, produtores e a todos os convidados, é totalmente vegan.

Esta foi uma alteração de última hora, uma vez que o menu apresentado em dezembro tinha uma opção de peixe.

Até os Globos de Ouro são vegan — saiba o que vão comer as estrelas de Hollywood

O novo menu inclui como entrada uma sopa de beterraba, amaranto e ervas aromáticas e o prato principal será cogumelos shimeji cozidos — a fazer lembrar as ostras — com risoto de cogumelos selvagens, couves de Bruxelas assadas, cenouras e ervilhas. A sobremesa é bolo de ópera, um bolo francês tradicionalmente feito com camadas de pão de ló de amêndoa embebido em xarope de café, coberto com ganache de café e chocolate.

"Tínhamos um menu com peixe, mas depois reunimos com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, sigla em inglês) que pediu uma alteração, de maneira a fazer passar uma mensagem positiva", explica o chef Matthew Morgan, citado pela "Hollywood Reporter", que comanda a cozinha do The Beverly Hilton, o hotel onde acontece a cerimónia.

6 receitas vegan inspiradas em pratos típicos portugueses
6 receitas vegan inspiradas em pratos típicos portugueses
Ver artigo

"A crise climática está a cercar-nos e temos que pensar no novo ano, na nova década. Foi por isso que começámos a conversar entre nós sobre o que poderíamos fazer para enviar um alerta", explica Lorenzo Soria, presidente da associação formada por jornalistas estrangeiros baseados em Los Angeles, dedicada à cobertura e divulgação da indústria do cinema e televisão norte-americano fora dos Estados Unidos.

"Sabemos que não vamos mudar o mundo com uma refeição, mas decidimos dar estes pequenos passos para consciencializar as pessoas. Os alimentos que ingerimos, a forma como são processados, cultivados e descartados, tudo isso contribui para a crise climática", acrescenta, citado pela mesma publicação.

Lorenzo Soria teve honras de testar o menu em primeira mão e o chef admitiu algum medo em apresentar um risoto sem parmesão a um italiano. Mas Soria já deu o seu parecer: "Tenho a dizer que é delicioso".

O esforço para criar um evento mais ecológico não se fica pela comida. A HFPA pretende reutilizar o tapete vermelho noutros eventos e, para reduzir o desperdício de plástico, vai passar a servir água em garrafas de vidro.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.