Com a leitura e os livros a terem cada vez mais espaço entre as gerações mais novas, há sempre novidades neste campo que (quase) todos gostamos de experimentar. Uma das mais recentes - que não é assim tão recente mas muitos leitores ainda não se converteram - são os livros digitais em kobos e kindles, que servem para uma leitura mais prática e, há quem diga, mais rápida. No entanto, existe sempre o senão de andarmos com o e-reader e o telemóvel para todo o lado, e vemo-nos rodeados de tecnologia. Mas e se lhe disséssemos que é possível juntar os dois num só aparelho?
O mais recente telemóvel da TCL junta o útil de um telemóvel do dia a dia ao agradável de um e-reader leve, compacto e prático. Com o nome de TCL 50 PRO NXTPAPER 5G, lançado em setembro deste ano, tem como destaque aos seus atributos específicos para a leitura e escrita.
Mas já lá vamos. Se quiser apenas um telemóvel bom e funcional, este também é uma opção a ter em conta. O TCL 50 PRO NXTPAPER 5G tem um processador Android 14, o mais recente do mercado, câmara traseira de 108 MP (câmara tripla) e câmara frontal de 32 MP, sendo que consegue captar vídeos em 1080P. Para quem trabalha com fotografia e vídeo, pode não ser o melhor telemóvel no mercado, uma vez que não grava em 4K.
De armazenamento, o TCL 50 PRO NXTPAPER 5G conta com 512GB, sendo que é possível utilizar um cartão de memória até 2TB - ou seja, ideal para quem precisa sempre de muito espaço para as suas fotografias e aplicações. Todas as atualizações que existem hoje em dia na maioria dos telemóveis, como desbloqueio facial, colocação de impressões digitais ou pagamentos com carteira digital, o novo telemóvel da marca também já as tem, e a bateria é de 5010mAh, durando até 16 horas seguidas. No entanto, estas 16 horas podem ser convertidas em 26 dias. E como? Já vai descobrir.
O que distingue o TCL 50 PRO NXTPAPER 5G de todos os outros telemóveis são mesmo as suas funções específicas de leitura e escrita. A MAGG teve a oportunidade de experimentar durante um mês o novo telemóvel e, deixando já um spoiler alert, foi um grande mês. Os dois pontos que achámos menos positivos, que foram a duração da bateria e a câmara frontal, devem-se apenas ao excessivo uso do aparelho, uma que a nossa utilização do telemóvel pode ser considerada acima da média. E a começar com as funções de leitura, temos muito a dizer.
O ecrã do TCL 50 PRO NXTPAPER 5G tem uma textura semelhante ao papel, com uma superfície rugosa, o que torna a experiência de ler num aparelho mais pequeno do que um e-reader ainda mais prazerosa. “Surgiu a possibilidade de criar um tipo de ecrã que é desenvolvido com base em layers, ou seja, diferentes níveis de ecrã, que dá a sensação de alguma rugosidade, e que dá esta visualização de como se fosse papel”, explicou Patrícias Dias, Country Manager Portugal e Espanha da TCL, à MAGG. É, assim, oferecido a todos os utilizadores uma experiência de visualização antirreflexo, ideal para quem passa muito tempo ao telemóvel e a ler livros digitais.
Mas a tecnologia deste ecrã foi criada com um propósito: reduzir a tensão ocular e promover o bem-estar de qualquer pessoa. Quer seja enquanto está a ler nos transportes públicos quer seja quando está a ler na cama antes de ir descansar, a tecnologia presente no dispositivo ajuda a perceber o ambiente em que o utilizador está e tenta aliviar qualquer tipo de tensão, e podemos mesmo confirmar isso: há uma diferença muito grande na luz enquanto estamos fora ou dentro de casa, assim como quando é dia dia e quando é de noite. O ecrã reduz por si só a exposição à luz azul e ao brilho, garantindo uma experiência mais confortável.
“Esta tecnologia vem fazer um filtro da luz azul, que danifica os olhos, até 68%, que faz com que o uso do telemóvel se torne muito mais confortável, que tenha menos fadiga ocular, que pisco menos os olhos, que sinta os olhos menos secos. Não há forma de evitar o contacto, porque toda a nossa vida gira à volta de ecrãs, mas há forma de proteger a nossa saúde ocular com esta tecnologia”, disse Patrícia. Além disso, é possível, nas definições, ativar o modo Eye Care Assistant, que envia lembretes para, por exemplo, fazer pausas, ajustar a postura ou mudar para uma luz noturna enquanto está a ler ou até mesmo a trabalhar, uma vez que estas funções todas também servem para isso mesmo.
E como se esta tecnologia não bastasse, o TCL 50 PRO NXTPAPER 5G tem ainda dois modos diferentes que o utilizador pode explorar e tirar proveito no dia a dia - o modo a cores e o modo a preto e branco. O primeiro, Color Paper Mode, é aquele que dá vida a imagens, ideal para quem está a ler conteúdos ricos em gráficos, como por exemplo bandas desenhadas. No entanto, aquele que nos conquistou logo no primeiro segundo foi o Ink Paper Mode, a preto e branco, que oferece uma sensação muito mais semelhante a algo físico, como se estivéssemos mesmo com um livro em papel nas mãos.
E lembra-se de termos dito que podia transformar 16 horas de bateria em 26 dias? Com o Ink Paper Mode isto é mesmo possível (segundo os estudos feitos pela marca), uma vez que este modo reduz o uso do telemóvel ao mínimo, fazendo com que todas as aplicações desapareçam do seu ecrã e ficando apenas as mais necessárias, como as mensagens, chamadas e, claro, a aplicação dos livros.
Isto faz com que as notificações também fiquem reduzidas ao mínimo, garantindo um ambiente concentrado para tarefas como ler, escrever ou trabalhar. “A leitura acaba por não ser interrompida, não há notificações, e é possível estar completamente focado naquilo que quer fazer. É assim que conseguimos maximizar um e-reader”, explicou Patrícia. Assim, ativando o Ink Paper Mode, é possível utilizar o telemóvel durante dias a fio em, por exemplo, viagens longas de trabalho, sem precisar de estar constantemente a carregar o telemóvel. No entanto, existe outro fator determinante que faz do TCL 50 PRO NXTPAPER 5G uma opção a ter em conta quando estiver à procura de um telemóvel: o uso da inteligência artificial.
Em parceria com a Microsoft, a marca de aparelhos criou ferramentas alimentadas pela inteligência artificial de modo a melhorar a produtividade de cada utilizador - e podemos mesmo confirmar isso. Feitos especificamente para ajudar leitores, escritores e profissionais, a inteligência artificial oferece soluções reais para problemas do dia a dia, como a simples escrita de um email ou o resumo de toda uma página da internet. É mesmo possível, numa questão de segundos, elaborar um relatório, traduzi-lo para outra língua ou gravar uma reunião e depois transcrevê-la, facilitando a vida de qualquer pessoa.
O TCL 50 PRO NXTPAPER 5G está à venda em lojas como a Worten, FNAC, Media Market e Rádio Popular, e tem um custo de 289,99€. “É um ótimo telemóvel com todas as características que são exigidas hoje em dia: as fotografias, o acesso à internet, a adaptação ao meio ambiente, em que pode utilizá-lo na rua ou no interior de casa, pode utilizá-lo até para ver televisão. Além disso, vão conseguir, num único dispositivo, ter todas as características que vão fazer a prevenção da saúde ocular, que lhe vão dar conforto na utilização. Nós também temos de nos preocupar com a nossa saúde futura”, finalizou Patrícia.