Ruben Rua esteve este sábado, 23 de outubro, à conversa com Maria Cerqueira Gomes no programa de entrevista da TVI, "Conta-me". O apresentador de 34 anos diz que, durante o último ano, tem sido alvo de duras críticas e quis deixar bem assente que é "um homem livre e um homem solteiro" e que não são certos comentários que o impedem de viver a vida como acha que faz sentido.

"Sou um homem livre e um homem solteiro. Até hoje, arrisco dizer que nunca tratei nenhuma mulher mal. Ninguém que tenha tido uma relação amorosa comigo pode dizer que o Ruben traiu ou enganou, porque sempre fui uma pessoa sincera. A partir do momento que eu sou uma pessoa solteira e vivo em liberdade eu estou com quem quero estar e da forma que quero estar", afirmou.

Ruben Rua tinha dúvidas, Helena Coelho retraiu-se. Os desafios do primeiro ano de "VivaVida"
Ruben Rua tinha dúvidas, Helena Coelho retraiu-se. Os desafios do primeiro ano de "VivaVida"
Ver artigo

Ruben Rua tornou-se uma figura pública devido à carreira como modelo, uma fase da vida que recorda como "uma das melhores", mas mais tarde também a televisão surgiu na vida do comunicador. "A televisão foi algo que eu nunca tinha imaginado e que me apareceu do nada", confessou a Maria Cerqueira Gomes com quem apresenta atualmente o programa da TVI "Em Família".

Durante o último ano, Ruben viu a carreira na televisão evoluir, assim como os "comentários negativos" e o "preconceito" — algo que confessa ter feito sempre parte da sua vida. "Toda a minha vida me habituei a ter que demostrar o meu valor mais do que os outros. De alguma forma as coisas chegavam, mas chegavam sempre tarde e sempre aprendi a ter de me sacrificar muito por elas e a ter de demostrar que merecia", disse logo no início da entrevista, recordando os tempos de escola.

Cristina Ferreira e Ruben Rua num barco, versão 2021. Veja as imagens
Cristina Ferreira e Ruben Rua num barco, versão 2021. Veja as imagens
Ver artigo

À conversa com Maria Cerqueira Gomes, confessou que já foi alvo de comentários muito duros nos últimos tempos, que "houve uma fase em que ficaram um bocadinho menos agressivos", e agora voltaram a ficar duros novamente — numa altura em que, como diz, coincidiu com a viagem de barco que fez juntamente com Cristina Ferreira e a imagem que partilhou nas redes sociais de ambos.

"Nós sabemos que ter uma vida pública exige isso. Ter uma profissão como a que nós temos, pressupõe isso. Nós precisamos das audiências, precisamos que o público goste de nós e que nos queira ver. Estamos sob esse escrutínio público, mas, muito honestamente, eu sinto que é uma crítica que não é honesta: é enviesada, parcial, e os motivos que estão por trás dela não são apenas o meu trabalho enquanto apresentador", diz.

"Tem que ver com guerras que existem muito maiores do que aquelas que eu possa travar [referindo-se à mudança de Cristina Ferreira da SIC para a TVI] e eu acho que por dois motivos acabo por se um alvo fácil. Primeiro porque estou muito associado a ela para bem e para o mal e, ao contrário de muita gente, não falo de vez em quando ou quando me convém falar", continua.

"A minha vontade de ter alguém ao meu lado continua a existir"

Ruben Rua não esconde achar que foi, talvez, por partilhar as imagens que partilhou com Cristina Ferreira, em agosto deste ano, durante a vigem de barco, que alguns comentário negativos voltaram, mas diz que não têm de ser as críticas a impedir que faça o que o que o faz sentir bem no momento.

Cristina Ferreira e Ruben Rua num barco, versão 2021. Veja as imagens
Cristina Ferreira e Ruben Rua num barco, versão 2021. Veja as imagens
Ver artigo

Apesar de estar solteiro, admite que se considera um homem muito romântico e que acredita no amor da mesma forma. "A minha vontade de ter alguém ao meu lado continua a existir, mas existem várias condicionantes que se calhar só eu sei. Apesar de as pessoas estarem solteiras não têm de estar sozinhas e se eu hoje tiver vontade de jantar com alguém vou, se tiver vontade de ir de férias com essa pessoa, irei e se daqui a três meses quiser ir com outra pessoa, irei. Se eu for honesto com todos e não fizer mal a ninguém porque não haveria de ir?", afirma, questionando a forma como a sociedade idealiza que as coisas têm de ser. Ruben Rua, recorde-se, foi casado com a atriz Sofia Ribeiro durante pouco mais de um ano, entre 2011 e 2012.

Em entrevista, diz esperar não ter partido muitos corações ao longo da vida e assume: "As mulheres de quem mais gostei foram as que mais me magoaram e desiludiram".

Aos 34 anos, o apresentador revela ainda onde gostaria de estar daqui a cinco anos "A morar em Lisboa, com uma relação estável, mulher estará grávida e quero acreditar que vou continuar na televisão. Acredito que posso ficar aqui, que existe um lugar para mim, que existe um percurso que não chegou ao fim e que está a ser feito e acho que é justo dizer que nos próximos anos há margem para que possa a continuar aqui e a evoluir", remata.