A 97.ª edição da cerimónia dos Óscares é daqui a menos de um mês, a 3 de março. Se não sabia onde ver o grande evento, já tem solução: na Disney+, plataforma de streaming disponível em Portugal. A notícia foi avançada esta quinta-feira, 6 de fevereiro, pela plataforma, que estará em direto a partir da meia-noite de Portugal, para ser possível assistir à passadeira vermelha ainda antes da cerimónia.

A transmissão será feita diretamente do evento, pelo que não existirão comentadores nem legendas ao longo da noite. Dos nomeados, alguns fazem parte do catálogo da Disney+, tais como “Divertidamente 2”, “Reino do Planeta dos Macacos”, “Alien: Romulus”, “Elton John: Never Too Late”, e “Sugarcane: Sombras de um colégio interno”.

Óscares 2025. "Emilia Pérez" lidera com 13 nomeações e Fernanda Torres faz história para o Brasil
Óscares 2025. "Emilia Pérez" lidera com 13 nomeações e Fernanda Torres faz história para o Brasil
Ver artigo

Quem estará a conduzir o evento será o apresentador de televisão, escritor, produtor e comediante Conan O’Brien, que vai tomar pela primeira vez as rédeas do espetáculo, numa noite que promete ser especial para quem está nomeado. Uma delas é a atriz brasileira Fernanda Torres, que poderá vir a ganhar o prémio de Melhor Atriz, depois de ter interpretado Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”. A história é baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua mãe, Eunice, uma mulher que se vê obrigada a mudar de vida depois do assassinato do marido. 

A produção está também nomeada para a categoria de Melhor Filme, assim como “Anora”, “O Brutalista”, “A Complete Unknown”, “Conclave”, “Dune: Parte 2”, “Emilia Perez”, “Nickelboys”, “A Substância” e “Wicked. "Emilia Pérez" lidera a lista, com 13 nomeações no total, onde estão incluídas as categorias de Melhor Argumento Adaptado, Melhor Realização, Melhor Atriz Secundária e Melhor Filme Estrangeiro. Os filmes "Wicked" e "O Brutalista", seguem-se na lista, com 10 nomeações cada.