A IKEA tem cerca de 460 lojas por todo o Mundo, mas apenas um hotel. Fica em Älmhult, uma cidade no sul da Suécia — que não foi escolhida ao calhas. Trata-se do local que, em 1958, albergou a primeira loja da gigante de decoração, inaugurada pelo fundador da marca, Ingvar Kamprad, na altura com 17 anos.

O IKEA Hotell também foi inaugurado por Kamprad, neste caso, em agosto de 1964. Quando abriu portas, tinha uma piscina que atraía imensos visitantes. Hoje em dia, depois das renovações, ela já não existe. Mas há um ginásio, uma sauna, um jardim, várias salas de reuniões e um restaurante (e sim, servem lá as adoradas almôndegas).

A nova coleção da IKEA contribui para o bem-estar — e está cheia de cores e de padrões vibrantes
A nova coleção da IKEA contribui para o bem-estar — e está cheia de cores e de padrões vibrantes
Ver artigo

O restaurante deste hotel (inspirado nos motéis norte-americanos) serve pequenos-almoços, almoços e jantares. A decoração desta unidade hoteleira, em constante mudança, é exclusivamente IKEA. Assim sendo, é possível dirigir-se a uma loja da marca para comprar qualquer tipo de mobília que ali encontre.

O IKEA Hotell foi criado para que as pessoas tivessem onde dormir quando iam às compras nesta multinacional. A dois minutos a pé encontra-se o Museu da IKEA, que é nada mais nada menos que a loja original. Conta a história da empresa e mostra como tudo começou.

Com 254 quartos (e nenhuma suite luxuosa ou minibar), este hotel pet friendly apresenta quatro tipologias: cabin room (para uma pessoa), double room (para um ou dois hóspedes), assim como o double room standard, e family room (para um a quatro hóspedes). Uma noite na tipologia mais barata custa cerca de 50€ e na mais cara não chega aos 100€.

Em qualquer um dos casos, a mobília já vem montada. Rodeado por natureza, o IKEA Hotell tem estacionamento e wi-fi gratuitos e permite o aluguer de bicicletas. O que começou como o Motell IKEA, com 25 quartos, é agora um hotel com dez vezes essa capacidade original.