A rainha Letizia tem estado a passar uma temporada em Portugal, num castelo privado. A mulher do rei de Espanha tem-se refugiado no castelo do milionário Vasco Pereira Coutinho, em Ferragudo, Lagoa, no Algarve.

Situado na margem esquerda do Rio Arade e conhecido como Castelo de São João do Arade, Castelo de Ferragudo, Forte de São João do Arade, Forte de São João Baptista ou Castelo do Arade, foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1974.

Do Algarve a Óbidos. 4 hotéis com vista para o mar para passar um réveillon inesquecível
Do Algarve a Óbidos. 4 hotéis com vista para o mar para passar um réveillon inesquecível
Ver artigo

Este castelo do século XV foi mandado construir por D. João II, assim como informa o site "Postal". Originalmente, a fortaleza servia para defender o estuário do Rio Arade das investidas espanholas e controlar o movimento das embarcações. Séculos depois, de monumento militar foi sido convertido em residência de férias, bem como alvo de algumas obras.

Erguido numa pequena encosta rochosa que separa a Praia da Angrinha da Praia Grande, começou por ser só uma torre de vigia, durante a dinastia Filipina. A estrutura atual surgiu apenas depois da restauração da independência do domínio espanhol, em 1640.

Atualmente, pertence ao empresário Vasco Pereira Coutinho, dono de uma fortuna incalculável. O milionário português vive num palacete em Lisboa e é também proprietário da Quinta Mata Mouros, em Silves.

A família real espanhola, que mantém uma amizade de vários anos com o empresário, já ali tinha passado uns dias em 2010. O local onde Letizia tem estado hospedada foi também o escolhido, em 2023, pelo ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para o casamento com a ilustradora Joana Gonçalves.

Neste momento, a rainha de Espanha estará afastada de Felipe VI e do Palácio Zarzuela, segundo especialistas em realeza, citados pela "Flash", que adiantam que Letizia se refugia em Portugal "sempre que a agenda lhe permite", para conseguir "passar completamente despercebida".