Já é costume no final deste mês de dezembro os horários dos transportes públicos alterarem consoante as necessidades da população. Durante os dias 24 e 25 de dezembro, o mais certo é existirem cortes na circulação devido à fraca procura, mas o oposto acontece nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, dias em que os transportes públicos regulares (quando decidem manter-se fiéis aos seus horários) são os melhores amigos dos foliões (e de quem trabalha). 

Para responder à elevada procura nestes dias, que se deve graças às festas de final do ano nas praças e avenidas mais conhecidas de Portugal, as empresas decidiram alargar os horários dos transportes, para que não haja constrangimentos. Assim, tanto o metro do Porto como os transportes rodoviários da cidade invicta e de Lisboa vão dispor de mais escalas.

STCP, Porto

A STCP preparou uma operação especial que permite viajar de autocarro até próximo dos vários locais que vão estar em festa, nomeadamente a Praça da República, a Avenida dos Aliados e os Jardins do Palácio de Cristal. Assim, ao serviço noturno já habitual (composto por 37 linhas), junta-se a antecipação da Rede de Madrugada, com o quádruplo da oferta habitual e com viaturas de maior capacidade, tendo, em média, viagens a cada 15 minutos.

Além disso, foram estabelecidos quatro locais de paragens término na Baixa do Porto, com paragens únicas onde passarão vários autocarros para fora do centro da cidade. Também o autocarro entre o Mercado do Bolhão e Gondomar será reforçado com mais horários e irá prolongar o serviço até ao final da madrugada. Na segunda-feira, dia 1 de janeiro de 2024, a rede da STCP operará de acordo com os horários habituais de "domingos e feriados”.

Para mais informações, consulte o site da STCP.

Metropolitano do Porto

Para alegria de muitos, o Metro do Porto vai estar aberto durante quase toda a noite de passagem de ano, começando a ser reforçado logo a partir das 20 horas. Com exceção da Linha Violeta, cujo serviço termina à uma da manhã, todas as linhas se mantêm em operação de domingo, 31 de dezembro, para segunda-feira, 1 de janeiro, até às 3 horas. A partir das 06h00 do feriado, o metro passa a praticar os horários de feriado.

Em termos de frequências, na Linha Azul, entre as 21 e as 03 horas, as partidas acontecem de 10 em 10 minutos. Na Vermelha e na Verde, também durante este horário, as passagens fazem-se de 30 em 30 minutos. Já na Linha Amarela, está garantida uma viagem a cada 10 minutos, entre as 20 e as 22 horas, e de cerca de sete minutos entre as 23 e as 03 horas. Na Linha Laranja, estão previstas viagens a cada 20 minutos a partir das 21 e até às 03 horas.

Para mais informações, consulte o site do Metro do Porto.

Carris e Carris Metropolitana, Lisboa

No dia 1 de janeiro, tanto a Carris como a Carris Metropolitana de Lisboa vão reforçar os horários dos seus transportes públicos, para adequar a sua oferta à procura esperada durante o período do Ano Novo. Assim, no domingo, 31 de dezembro, a Carris vai colocar em vigor os “horários de domingo de agosto”, e vai reforçar o serviço da Rede da Madrugada, a partir da meia noite, no Cais do Sodré, Rossio e Santa Apolónia. A oferta regular desta rede estará também a funcionar integralmente, limitada apenas por alguns cortes de trânsito. No dia 1, estarão em vigor os "horários de feriado de agosto", com redução de serviço ao início da manhã em parte significativa das carreiras.

Já a Carris Metropolitana pede a todos os passageiros para consultarem os horários através do site, pois terão mais de 15 autocarros da Área 3 (Almada, Seixal e Sesimbra) com horários alargados no dia 31 de dezembro. Os autocarros das Áreas 1 (Amadora, Oeiras, Sintra, Cascais e Lisboa), 2 ( Mafra, Vila Franca de Xira, Odivelas e Loures) e 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro) funcionarão em horário normal.

Para mais informações, consulte os sites da Carris e da Carris Metropolitana de Lisboa.

Metropolitano de Lisboa

O Metro de Lisboa ainda não anunciou como serão os horários dos transportes nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. No entanto, se acontecer o mesmo que nos anos anteriores, o metro fechará à uma hora da manhã, como habitualmente. 

Para mais informações, consulte o site do Metro de Lisboa.