Foram momentos de pânico e incerteza aqueles que foram vividos pelos atores da peça "Um Amor de Família", no dia 26 de novembro. Por momentos, João de Carvalho ficou imobilizado, perdido, desorientado, sem dizer coisa com coisa, o que demonstrou aos colegas que algo de grave estava a acontecer. Quem recordou o episódio foi o cantor Victor Espadinha, que contracena com o filho de Ruy de Carvalho na peça, e assistiu de tudo de cima do palco.
"Ele faz parte do mesmo elenco onde eu estou e de repente, numa sessão que foi sexta-feira, se não estou em erro, a cabeça dele parou. Ele teve uma branca e não conseguia dizer nada. Estava muito pálido", contou Espadinha, em declarações à "TV7 Dias". Seguiram-se momentos de grande preocupação, com os atores a terem de agir de improviso. Acabou por ter de ser o próprio encenador da peça, Celso Cleto, marido da atriz Sofia Alves, a ter de levar João de Carvalho para o hospital onde fez "uma data de exames", confirmou ainda Victor Espadinha. O ator apresentava sintomas fortes de desorientação, confusão e perda de memória.
O episódio ocorreu a 26 de novembro, e desde então que o filho de Ruy de Carvalho se encontra internado na unidade de Neurologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde está a ser monitorizado e a fazer exames regulares.