Um Airbus A380-841, o maior avião comercial do Mundo, passou junto ao areal das praias de Albufeira e Faro esta quarta-feira à tarde, 5 de agosto, e assustou os banhistas, principalmente os que se encontravam na praia da Falésia, no concelho de Albufeira. Ao que parece, o avião que descolou de Beja às 14h30 e sobrevoou a zona durante cerca de uma hora, estava a fazer um voo de treino, conforme avança o "Correio da Manhã".
O avião passou a 230 metros de altitude (755 pés), segundo o site da especialidade Flight Radar 24, muito abaixo do mínimo recomendado de 610 metros (2 mil pés), razão pela qual causou estranheza aos que se encontravam nas praias, e "colocou em risco a vida de muitas pessoas", segundo vários turistas, de acordo com o "CM".
Várias pessoas chegaram mesmo a ligar para o 112 com receio de que o Airbus A380-841 caísse. "Acho vergonhoso fazerem isto com tantas pessoas na praia", disse um turista ao mesmo jornal.
No entanto, sabe-se que o voo foi autorizado pela Navegação Aérea de Portugal (NAV), empresa do Estado que garante a prestação segura e eficiente de serviços de navegação aérea, que garantiu que "foram cumpridas as normas de segurança". Ainda assim, a torre de controlo de Faro viu-se obrigada a comunicar a altitude atingida no voo comandado pelo vice-presidente da Hi Fly, o piloto Carlos Mirpuri.
Aguarda-se agora uma posição do Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre uma eventual investigação às características do voo.