Nunca sabemos o dia de amanhã, por isso mais vale precaver novos períodos de isolamento e a empresa Emerging Objects, especialista em arquitetura 3D com materiais inovadores, tem a solução perfeita: uma casa feita em areia, silte, argila e água, com a forma de três cilindros descobertos, que foram instalados no meio do deserto do Vale de San Luis, na Califórnia.

A ideia do projeto experimental, chamado originalmente de "Casa Covida", é isso mesmo: fazer apenas uma experiência para "demonstrar que é possível uma construção de baixo custo e pouca mão-de-obra ser acessível, económica e segura", disse a empresa em comunicado, de acordo com a plataforma "Colossal".

7 alojamentos de turismo rural junto ao rio — a partir de 50€
7 alojamentos de turismo rural junto ao rio — a partir de 50€
Ver artigo

A casa COVID pode assim servir, no futuro, como abrigo temporário, seja em situações de catástrofe ou pandemia, seja para férias (sabemos o quanto, por vezes, precisamos de nos isolar do mundo para bem da saúde mental).

A casa foi feita de forma sustentável e quase sem custos, conforme revelaram os responsáveis pelo projeto. "O custo do material é quase zero, uma vez que o escavámos diretamente no local", disseram no Facebook, plataforma também usada pela Emerging Objects para partilhar as fases de construção.

Apesar de feita quase de forma ancestral, com os materiais que estão à mão, tem todas as condições. Quem entra na casa COVID vai encontrar, no abrigo central, dois assentos e uma lareira com dupla funcionalidade: fazer frente aos dias frios e cozinhar. Já quando estiver a chover, uma vez que a estrutura é descoberta, basta colocar o "teto" cor de rosa insuflável e não há água que entre.

Casa COVID
créditos: Elliot Ross/Emerging Objects

E quanto aos outros cilindros? Ora, um deles é um quarto apenas com uma cama instalada sobre uma plataforma feita de madeira de pinho, cheia de almofadas e mantas fofinhas. O que falta além de sala de estar e quarto? Uma casa de banho, claro. E apesar de este ser um local altamente minimalista, a casa de banho até tem uma banheira de imersão com pedras negras do rio em volta.

A casa COVID pode até ter sido idealizada para situações de isolamento, mas parece-nos mais que é o cenário ideal para uma escapadinha a dois. Vejas as imagens.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.